Historiamodernaportifolio1

1578 palavras 7 páginas
Quais os motivos que levaram à hierárquica Igreja medieval a ser alvo de movimentos de reforma, o que representa o rompimento da unidade da Igreja Católica no século 16?

ANDRÉ CARREIRO BRAGA RA: 11441346
CURSO DE FILOSOFIA

CURITIBA / 2015
INTRODUÇÃO
Falar sobre a Igreja na idade media não é uma tarefa muito fácil, pois é um período muito longo. O Mundo Medieval vai de 250 até 1500 e a Igreja medieval deteve o poder do sec. V ao XV.
Para falar de quais os motivos que levaram à hierárquica igreja medieval a ser alvo de movimentos de reforma, o que representa o rompimento da unidade da igreja católica no século 16? Precisamos nos situar no tempo e espaço. O que estava acontecendo antes dos movimentos de reforma e assim sabermos no que isso dará.
Buscar as informações mais contundentes e elaborar algo fácil de entendimento e de fácil leitura é o que pretende esse trabalho.
A IGREJA DA IDADE MEDIA
1.1 Situando A Igreja Medieval
A Igreja Medieval deteve o poder do século V ao XV e com ele ditava normas e preceito. Tal era o seu poder que o professor mestre em história Rainer Sousa diz:
A própria organização da sociedade medieval (dividida em Clero, Nobreza e Servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. Além disso, a vida terrena era desprezada em relação aos benefícios a serem alcançados pela vida nos céus. Dessa maneira, muitos dos costumes dessa época estavam influenciados pelo dilema da vida após a morte.
(http://www.mundoeducacao.com/historiageral/igreja-na-idade-media.htm)

Com todo esse poder a Igreja deixou de lado o próprio Jesus Cristo, que tornou-se humilde a ponto de nascer de uma simples mulher, e passou a atuar como os judeus esperavam do Messias, que viria com poder e glória subjugando as nações com armas em punho. Assim organizou as cruzadas e batalhas para conquistar o que desejasse.
Com imperadores insatisfeitos com o poder temporal da igreja, mas com o poder das investiduras, ou seja, o poder de nomear o próprio clero. Eles

Relacionados