Historial da psicologia de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Questões de aprendizagem começaram a ser abordados muito cedo de onde surgiram teorias que dão seus pontos de vista no que diz respeito a esse assunto. Muitas vezes, o termo aprender confunde-se com captar ideias, fixas nomes desse modo, os teóricos viram a obrigação de conceber algumas definições desse termo.
Existem diferentes conceitos de aprendizagem por isso, encontramosdifrentes teorias que tratam o mesmo assunto em concepções diferentes. Falando das teorias de aprendizagem, encontramos 3 grandes grupos onde, dentro de cada grupo de teorias encontramos correntes.
Teorias Behavioristas esta teoria concebe o homem como um ser fundamentalmente orgânico que responde a estímulos exteriores de um modo mais ou menos automático onde a aprendizagem será forma decondicionamento resultado de uma associação entre estímulo específicos e reacções específicas, que podem ser reforçadas até a optimização estiver na linha de aprendizagem desejada. É uma teoria que realça o saber fazer, o comportamento exterior, observável e susceptível de ser medido. Assenta num processo mecanicista que perde frequentemente a noção da actividade no seu conjunto.
Teorias Cognitivas tem ohomem como sujeito que interpreta e organiza o que se passa à sua volta em termos de conjuntos e não apenas de elementos isolados. A teoria humanista está virada para o homem como um ser existêncial e situacional em que ele deve ser capaz de acordo com suas responsabilidades, decider o que ele quer aprender e para ser mais independente e auto orientado na sua aprendizagem. O trabalho aborta demaneira críticas as teorias acima mencionadas com objectivo de trazer bases que fundamentem cada uma e aproveitamento de cada uma delas, para a elaboração a análise bibliográfica foi fundamental.





Historial da psicologia de aprendizagem
Campos 2010, trás alguns pensamentos de teóricos que contribuiram grandemente para o surgimento deste ramo de conhecimento como Sócrates que diz que; oconhecimento preexiste no espírito do homem por isso, aprender consiste despertar esses conhecimentos adormecidos. Aristóteles diz que conhecimento começa pelos sentidos rejeitando a preexistência das ideias em nosso espírito. Neste período, a ênfase na educação era teológicos e teóricos onde havia só a explicação do pensamento, das ideias e da memória verbal elaborada segundo concepções filosóficasantigas.
Numa nova fase, ou seja, época moderna, pioneiros que lançaram fundamentos da ciência moderna, continuaram estudos nesta área voltando a usar o pensamento de Aristóteles no que diz respeito ao método intuitivo onde surgiram modernas concepções de aprendizagem onde além não só as ideias, impressões colhidas pelos sentidos tinham grande importância mas, começa-se a admitir que a acção, oscomportamentos são base da aprendizagem. Surge assim a Psicologia de Aprendizagem para tartar assuntos deste forum e sanar dúvidas a respeito.

Teorias de aprendizagem
Existem diferentes conceitos de aprendizagem por isso, encontramos diferentes teorias que tratam o mesmo assunto em concepções diferentes. Falando das teorias de aprendizagem, encontramos 3 grandes grupos onde, dentro de cadagrupo de teorias encontramos correntes.
1- Teorias Behavioristas
2- Teorias Cognitivas
3- Teorias Humanistas
2.1 Teoria Behaviorista
Temos como grande representante desta teoria John Watson que vê aprendizagem como resultado de um processo de condicionamento segundo o qual determinadas respostas ou reacções são associadas a determinados estímulos e considera que todas as formas decomportamento podem ser aprendidas (Tavares e Alarcão, 2005). O behaviorismo de Watson vem como resultado dos estudos de reflexos condicionados de Pavlov (1849-1936) e, da teoria de estímulo-resposta de Thorndike (1874-1949). Nesta teoria temos a prendizagem como processo de desenvolvimento de reflexos condicionados que se obteriam substituindo estímilos não condicionados por estímulos condicionados. Esta...
tracking img