historiado wi fi

330 palavras 2 páginas
UM POUCO DA HISTÓRIA DO WI FI

Wi-Fi (wireless fidelity, ou "fidelidade sem fio"), é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11.
Apostando na tecnologia sem fio, em 1997, o organismo regulador IEEE (Institute of Electrical Electronics Engineers) publicou o protocolo 802.11 e liberou as faixas de frequência de forma que elas não tivessem licença para operar das LANs sem fio.
A empresa Wi-Fi Alliance é uma associação de empresas, criada para espalhar o uso das redes sem fio. Nasceu em 1999, com o nome de Ethernet Compatibility Alliance (WECA) e em 2003, passou a ser Wi-Fi. Eles trabalharam com o padrão 802.11 e licenciaram os produtos baseados na tecnologia sem fio. A partir daí, surgiram outros padrões para adequar as redes sem fio à Ethernet e torná-la mais rápida.

FUNCIONAMENTO BÁSICO

A comunicação de redes sem fio nas redes locais funciona através de ondas de rádio, ou seja, radiações eletromagnéticas devidamente moduladas para transferir dados entre pontos de comunicação (HOTSPOT) entre dispositivos.

BENEFÍCIOS E CARACTERISTICAS
Baixo custo
Em redes pequenas é fácil de instalar e manter
Tempo para implantação é menor em relação a rede cabeada
Não é imune a Interferência externa
PADRÃO UTILIZADO HOJE EM DIA

Este padrão está em fase final de homologação, que deve ocorrer, possivelmente, em março de 2009, com publicação em dezembro de 2009.
Por se tratar de velocidades mais altas, entre 128 Mbps e 600 Mbps, oferece bons resultados para uso doméstico, corporativo e em ambientes muito compartilhados. Através da tecnologia Multiple Input, Multiple Output (MIMO), que significa entradas e saídas múltiplas, torna-se ideal para o uso de HDTV, video stream, voz e dados.
O padrão 802.11n é compatível com o 802.11b/g/a. A WI-FI Alliance desde 2007 certifica equipamentos baseados no 802.11n draft 2.0, que prevê

Relacionados

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
    115974 palavras | 464 páginas