Historiada geo

6850 palavras 28 páginas
A Contribuição dos Gregos às Bases da Geografia por: Marcos Vinicius Vieira*
Esse artigo propõe, através de levantamento bibliográfico, apontar as principais contribuições dos pensadores gregos da antiguidade à história do pensamento geográfico, enfatizando em que contribuíram para as bases modernas da geografia.
Palavras chave: história do pensamento geográfico, gregos, filosofia.

Abstract: This article proposes, through literature, pointing out the main contributions of Greek philosophers of antiquity the history of geographic thought, emphasizing that contributed to the foundations of modern geography.

Keywords: history of geographic thought, Greek, philosophy.

Este artigo se destina a atender uma demanda necessária na atualidade, que é a de revisão do passado na história do pensamento geográfico. Uma revisão crítica que aponte os passos percorridos no passado como uma generosa herança para aqueles que na atualidade a produzem enquanto ciência. O olhar sobre as bases nas quais houve o nascedouro geográfico, certamente trás contribuições, entre as quais estão os rumos traçados que impedem aos seus praticantes não se perderem da prática geográfica; também é importante destacar o salutar diálogo com outros saberes, que indubitavelmente enobrecem o conhecimento humano e o amplia.
Este artigo, contudo, não visa somente atender, enquanto revisão bibliográfica ou texto de apoio, àqueles que já estudam a geografia, e a sua incrível rede de escolas de pensamento. O artigo também se destina aos que são “de fora” e que desejem entender melhor as bases nas quais a geografia nasceu e observar o relativo parentesco com outros saberes, assim como perceber a vastidão do conhecimento humano e a complementaridade entre as ciências.
O mergulho no passado, de forma alguma, é enfadonho ou pesaroso, na verdade é uma experiência sempre instigante, principalmente quando o convite é uma visita a Grécia, berço de outras ciências e uma das bases da cultura ocidental. O

Relacionados

  • Projeto Folclore pré escola
    1236 palavras | 5 páginas
  • ATOS
    5138 palavras | 21 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas