Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

HISTÓRIA

AS MAIORES INVENÇÕES HUMANAS NO PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO:

NOME: THAYNÁ CRISTINA SILVA SOUZA
PROFESSOR: CLEYDSON
TURMA: 1° F
ESCOLA ESTADUAL ANA DE CARVALHO SILVEIRA

RESUMO
O período histórico pesquisado compreende um lapso temporal gigantesco em se tratando de história humana. A Pré História apresenta vários pontos polêmicos sendo ressaltados no texto asdiscordâncias acerca de sua gênese, bem como, as características antropológicas que demarcaram cada uma das fases. Apresentamos ainda as ciências que possibilitam uma maior capacidade de respostas em torno da origem do homem, em especial a Arqueologia e seus recursos de investigação. E, finalizando o trabalho, apresentamos as subdivisões da Pré História com a caracterização de cada fase, com ênfase nosavanços tecnológicos e suas conseqüências para o evolucionismo humano.
Palavras chave: Pré - História; Hominídeos; Conquistas.
INTRODUÇÃO
A Pré-História, assim definida, compreende um vasto período da evolução da sociedade humana, são aproximadamente cinco milhões de anos. Todas as informações foram obtidas através da web-bibliografia e devidamente analisadas. A produção textual buscaassociar o evolucionismo da espécie humana aos avanços tecnológicos atingidos em cada subdivisão da Pré História. Por se tratar de um estudo sobre a formação antropológica a partir da tecnologia como ferramenta de superação e supremacia sobre as demais espécies, devemos identificá-las e correlacioná-las com suas imediatas conseqüências.
No período em questão as informações são recolhidas a pincel eespátula, cada fragmento de rocha trabalhada pelo homem é uma fonte primordial para desvendarmos nossa gênese. Lembremos ainda que o marco divisor entre a pré história e a história antiga é justamente uma das maiores contribuições do homem para registro das informações evolutivas, ou seja, a escrita. O período pré histórico antecede a escrita e os únicos registros impressos identificados deste momentosão os desenhos rupestres.
A Arqueologia hoje devidamente reconhecida no mundo acadêmico presta uma ajuda inestimável para elucidar os inúmeros mistérios que cercam a concepção e expansionismo do gênero Homo spp e do desaparecimento de vários ramos da família Hominiadae no decorrer de suas disputas, sejam elas territoriais ou de adaptabilidade junto ao meio ambiente. Portanto desprezar elementoshoje evidenciados pela Arqueologia e confirmados por outras ciências afins, como a Geologia e a própria Antropologia significa relegar estas descobertas a um segundo plano.
No decorrer das necessidades humanas, nossos ancestrais desenvolveram suas habilidades aplicando-as em suas descobertas e invenções, independente de serem ocasionais, acidentais ou intencionais. Sucederam uma série deinvenções e domínio de técnicas favoráveis a sua sobrevivência em um meio hostil, cercado por predadores e muitas vezes com os fatores climáticos adversos. Hoje graças a uma gama de vestígios é possível observar os vários níveis evolucionistas que a sociedade humana apresentou em seus mais diversos limes.

AS INCERTEZAS SOBREA GÊNESE PRÉ - HISTÓRICA
A Pré História compreende um enorme lapso temporalpara os parâmetros da expectativa de vida do homem que raramente ultrapassa um século. Não existe um consenso para o início deste período, uma vez que as descobertas arqueológicas se sucedem e sepultam constantemente as tentativas de datação da gênese humana. Um achado patrocinado pela Arqueologia, o Australopithecus ramidus descoberto na África em 1995 foi datado em 4,2 milhões de anos, o que seriao hominídeo mais antigo até o momento. Seria esta a data aproximada do início da Pré História? Talvez, pelo menos até que novos vestígios sejam encontrados.
Se tomarmos o homem como elemento produtor de cultura, ou seja, aquele indivíduo já socializado e organizado com seus pares, com um conjunto de regras básicas, porém funcionais, produtor de utensílios e um articulador oral em franca...
tracking img