Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2013

Débora Dias
24/1/2013

História de Salvado até século XVIII

Débora Dias – Historia de Salvador até século XVIII

1.0 História de Salvador

Salvador preserva um conjunto arquitetônico que representa um pedaço vivo da história do Brasil, de que foi a primeira capital. Fundada pelo primeiro governado geral do Brasil, Tomé de Souza em 1549, foi um acontecimento importante doperíodo colonial. Sobre a influência dos portugueses podemos falar de um documento chamado “regimento real”. O qual determinou a fundação da capital Salvador. E nessas condições foi o centro das mais importantes decisões que vinham de Portugal e deveriam ser aqui compridas. A escolha de Salvador como capitas também teve relações com a economia açucareiras uma das mais importantes e mais rentáveisriquezas exploradas pelos colonizadores.
Cientes da vulnerabilidade das povoações portuguesas no litoral Nordeste brasileiro decidiram atacar a capital baiana. Depois de muitas invasões a cidade entrou em uma fase desenvolvimento, datando daí suas primeiras construções em estilo colonial. Grandes patrimônios arquitetônicos forma construídos, como o castelo feudal das Américas que começou a serconstruído em 1551, é o Mosteiro de são bento de Salvador, de 1582, o primeiro em terras americanas. Igrejas foram construídas desde os primeiros anos. Na cidade alta foram erguidos vários edifícios nobres, conventos e igrejas bastante ricas. Praças também formam construídas como a praça da piedade e a praça palácio e a do terreiro de Jesus.
Falando da família real e seus planos, Salvador permaneceucondição de Capital da América Portuguesa até 1763. Em 1808, recebeu a família real portuguesa, o príncipe regente D. João VI abriu os portos às nações amigas e fundou a Escola Médico-Cirúrgica da Bahia, no Terreiro de Jesus (Pelourinho). O desenvolvimento de Salvador se deu em dois níveis distintos: a Cidade Baixa, na estreita planície litorânea, e a Cidade Alta, localizada no platô que se ergue emescarpa abrupta, a sessenta metros do porto
A chegada dos africanos vindos do Golfo de Benim e do Sudão, no século XVIII, foi decisiva para desenvolver a cultura da Bahia como um todo. Os negros iorubanos e nagôs estabeleceram uma rica cultura nas terras da Baía de Todos os Santos, pois que tinham religião própria, que deu origem à culinária baiana, luta própria, cultura própria e uma mistura delínguas, mesclando iorubá com português. A presença dos indígenas antes do inicio também foi importante. Diversos estudos descrevem a presença de povos nativos no território atual de salvador, bem antes de chegada dos povos ibéricos. O processo civilizatório sob coação, a cristianização compulsória e a conjuntura econômico-operacional consolidada entre os séculos XVI e XVIII plasmouuma sociedade mestiça.
2.0 Período Colonial
Salvador foi fundada pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em 1549, por ordem de D. João III, que resolveu ali instalar a sede do governo da colônia a fim de promover seu desenvolvimento e coordenar a defesa contra índios e piratas. O núcleo original da cidade surgiu na colina da Sé, parte plana do alto da escarpa, e estendeu-separa oeste, até o vale que corresponde à atual Baixa do Sapateiro. No século XVI, Salvador limitava-se à área hoje compreendida entre o Pelourinho e a Praça Castro Alves. Ao passa por esses locais, não percebemos como nossa cidade tem história que é rica e fascinante.
3.0 Influência Portuguesa
O Rei de Portugal, através de um documento chamado “regimento real”. Para alguns historiadores, estedocumento, que determinou a fundação da capital Salvador. Pode ser visto como a primeira “constituição” feita para o Brasil. Ao anunciar a ordem do rei, Tomé de Souza teve uma enorme tarefa para cumprir, Chegando à região da capital, planejou o traçado da cidade com base no modelo de algumas cidades italianas daquele mesmo período. Além disso, ordenou a construção de uma muralha para realizar a...
tracking img