Historia

Páginas: 3 (644 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
1º-Vários problemas atingiam as principais nações europeias no inicio do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam descontentes com a partilha daÁsia e da África, ocorrida no final do século XIX.
*Os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, em um futuro próximo.
*Opan-germanismo e o pan- eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em se unir, em apenas uma nação, todos os países de origemgermânica.
2º- A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra. Começou em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. Ocorreu no Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Indico,Europa, África, Oriente Médio e costas das Américas do Norte e do Sul. O conflito envolve as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram-se em duas alianças opostas: (Os Aliados com base naTríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais ( originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria, Hungria e Itália).
3º) Política de Alianças
Ospaíses europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882por Itália, Império Austro- Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação da França, Rússia e Reino Unido. OBrasil também participou, enviando para os campos d batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
4º- Estopim da Guerra
O assassinato do arquiduque FranciscoFerdinando, herdeiro do trono Austríaco, em Saravejo, foi o estopim para a 1ª Guerra Mundial, Trata-se do primeiro conflito armado a envolver as grandes potências do mundo, causando a morte de mis d 8...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!