Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Educação/Ensino a distância é o modo de ensino que possibilita a autoaprendizagem, onde há uma separação entre professor e aluno, onde o professor torna-se intermediário dos saberes coletivos em vez de fornecedor direto de conhecimentos. Podendo professor e aluno estar interligados, conectados por tecnologias como a internet, correio, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, faxe tecnologias semelhantes.

É considerada uma forma alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional e científica, a EAD tem contribuído para a democratização das oportunidades educacionais e para o desenvolvimento sociocultural e científico do país. A Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitaçãode lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.

A flexibilidade e adaptabilidade desses programas sempre tiveram um potencial único e versátil. Examinemos o conceito de ensino a distância, sua importância para a sociedade, algumas das suas modalidades, vantagens e desvantagens.O conceito de ensino a distância é amplo e, a princípio, pode ser aplicado a qualquer nível de ensino desde que cuidadosamente planejado e adequadamente disponibilizado aos interessados. Frequentemente, esse termo tem sido usado com referencia aos programas nos quais estudante e professor estão separados em termos de espaço físico. A comunicação entreambos se dá através de um ou mais meios de comunicação de massa e mais recentemente pela internet. O ensino a distância durante muito tempo foi entendido como uma forma do chamado ensino não tradicional ou como uma modalidade do ensino independente, no qual o estudante ou cursista tem certo grau de autonomia para decidir tempo e local de estudos.

Uma estratégia concentrada na aprendizagem queocorre de métodos e meios adequados para que ela se realize efetivamente, com o pressuposto de que o aprendente não está face ao ensinante. Exige, portanto, controle apertado que se pode resumir a três grandes funções processuais: tutoria, supervisão do processo de aprendizagem, avaliação do progresso e do resultado dessa aprendizagem. (GASPAR, 2001, P. 70)

Keegan (1996) aponta característicaspara a definição de EAD:
• A separação física entre professor e aluno durante quase todo o processo educativo.
• A separação do aluno de um grupo de aprendizado.
• A participação de uma organização educacional, contendo planejamento, sistematização, plano, projeto e organização dirigida.
• O uso de várias tecnologias e mídias para a distribuição do conteúdo do curso.
• Acomunicação é de mão dupla, ou seja, permite que o aluno também possa iniciar um diálogo com o professor.
• Tem encontros ocasionais presentes com objetivos didáticos e de socialização.

Garcia Aretio (1996) assinala como funções da EAd:
• A democratização do acesso à educação;
• A fomentação de uma educação permanente e aperfeiçoamento profissional;
• A possibilidade de umaaprendizagem autônoma, ligada à experiência, redução dos custos;
• Implantação de educação de qualidade.


Vivemos hoje um momento de intensas inovações socioculturais, provocadas pela evolução tecnológica que permite a disseminação de informações de forma cada vez mais abrangente. Assim, a tecnologia vem proporcionando oportunidades para práticas educacionais inovadoras. Estes espaços estãose definindo como possibilidades estratégicas para o desenvolvimento de programas de EAD, aliando a virtualidade à interatividade, numa tentativa de superação de dois elementos básicos nos processos de ensino aprendizagem: distância e tempo. As perspectivas de uma Educação a Distância interativa, significativa e flexível vem se tornando realidade em muitas instituições de ensino, onde a internet...
tracking img