Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade Mineira de Direito
Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico
Prof: Paulo
1º Período – Tarde
Aluno: Maria ElisaData: 22/11/2012
Esclarecimento e a dificuldade de
sair da menoridade!

Maria Elisa

Conforme vem sendo discutido em sala de aula, sobre a questão O que é Esclarecimento?Segundo o filosofo Immanuel Kant, o esclarecimento seria a saída do homem da sua menoridade, tal menoridade esta que seria a incapacidade de fazer o uso do seu entendimento sem precisar deoutro individuo.
A partir desse entendimento, poderíamos sugerir que o esclarecimento é algo de onde o ser humano sai da sua zona de comodidade para abranger oesclarecimento que faz com que o mesmo deixe de lado algumas de suas mordomias e com isso passe a ser uma pessoa totalmente independente e consequentemente esclarecida. Logo, vejo o esclarecimentocomo a possibilidade de adentrar a um mundo novo, onde a única dependência seria a da sua própria razão, do conhecimento das coisas e do seu entendimento.
Muitas pessoas nãosaem da menoridade por ignorância e até mesmo covardia, pois querem viver acomodado com a dependência sobre tudo e todos, e permanece na menoridade, não chegando a maioridade, emalguma hipótese pode até chegar, mas ficarão sempre na menoridade.
Portanto, entendo que o esclarecimento depende única e exclusivamente do ser humano que irá deixar de lado a menoridade,o comodismo, a preguiça, a ignorância e a covardia e entrando em um mundo esclarecido onde o ser humano depende dele mesmo, de sua respectiva razão e não mais de outras pessoas paraviver. Sendo esse individuo um tipo de pessoa esclarecida.

--------------------------------------------
[ 1 ]. Estudante do primeiro período da Faculdade Mineira de Direito – Puc Minas
tracking img