Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTINUANDO A NAVEGAR...


[pic]


Para viajar no grande oceano, usavam embarcações movidas pelo vento chamadas caravelas. Eram bem grandes e podiam transportar mais produtos e maispessoas.
Os portugueses fizeram várias viagens:
• Bartolomeu Dias em 1488 contornou a África;
• Vasco da Gama em 1498 chegou até as Índias;
• Cabral em 1500 chegou até as Índias e narota descobriu o Brasil.
Os navegadores espanhóis começaram suas viagens mais tarde. A sua primeira viagem foi feita por Cristóvão Colombo que avistou sinais de terra e acreditou que eram as Índias.Mais tarde, outro navegador, Américo Vespúcio visitou as terras que Colombo descobriu e percebeu que não eram as Índias e sim uma nova terra.Por esse motivo , as terras receberam o nome de América ,em homenagem a Américo Vespúcio.
Em 1494, o rei de Portugal e o rei da Espanha fizeram um tratado para dividir as terras descobertas durante as viagens marítimas. Esse tratado chamou-se TRATADO DETORDESILHAS.


DESCOBRINDO O BRASIL...


Em 1500, o rei de Portugal D.Manuel, o Venturoso, resolveu mandar uma grande esquadra às Índias para afirmar os compromissos dos portugueses com oscomerciantes da região. O comandante da esquadra era Pedro Álvares Cabral.Ele recebeu ordens do rei para comprar vários produtos das Índias.Ele também devia tomar posse de uma terra que ficava nocaminho.
A grande esquadra com treze embarcações partiu de Portugal a 9 de março de 1500.
No dia 21 de abril, os marinheiros avistaram ervas boiando na água e algumas aves voando próximo àsembarcações. Era um sinal de que havia terra por perto.
No dia 22 de abril, foi avistado um monte que recebeu o nome de Monte Pascal, porque era semana de Páscoa.
No dia 24 de abril, o comandanteencontrou um lugar seguro para ancorar as caravelas . O lugar recebeu o nome de Porto Seguro hoje chamado de Baía Cabrália , no estado da Bahia.Cabral desceu
à terra para conhecê-la Lá encontrou-se...
tracking img