Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Estado do Maranhão
Localizado no litoral norte do Brasil, o Estado do Maranhão ocupa área de 333.365,6 km2, limitado ao norte com o oceano Atlântico, numa extensão litorânea de 640 km, a leste com o Piauí, ao sul e sudoeste com o Tocantins e a oeste com o Pará. O clima predominante é tropical e seu relevo apresenta duas regiões distintas, que incluem a planície litorânea e o planalto tabular.A planície litorânea é formada por baixadas alagadiças, tabuleiros com extensas praias e as grandes extensões de dunas de areia e o litoral recortado em alguns trechos da costa, especialmente onde se formam as baías de São Marcos e São José. As demais regiões compõem-se de planaltos, que formam chapadas com escarpas, denominadas serras. Ao noroeste do Estado situa-se a chamada Amazônia Maranhense,caracterizada pela vegetação de floresta e clima equatorial.
Os rios que banham o Estado do Maranhão pertencem, em sua maioria, à bacia do Norte e Nordeste, que ocupa área de 981.661,6 km2. Dela faz parte o rio Parnaíba, o maior entre os que banham o Estado do Maranhão, localizado na fronteira com o Estado do Piauí, e os rios Gurupi e Grajaú. O rio Tocantins corre ao sul, delimitando grandeparte da fronteira do Maranhão com o Estado do Tocantins. Destacam-se ainda os rios Mearim, Itapecuru, Pindaré e Turiaçu, como os mais importantes do Estado.
A população do Estado do Maranhão é de 5.300.000 habitantes, distribuídos entre 136 municípios. Entre as cidades mais populosas encontram-se São Luiz, a capital do Estado, Imperatriz, e Caxias. A densidade populacional do Estado é de 15,2habitantes por km2. A população na faixa etária de 0 a 14 anos representa 44,1%, entre 15 e 59 anos corresponde a 49,9% e acima de 60 anos corresponde a 6%. Nas áreas urbanas vivem 40% da população, enquanto 60% encontra-se na zona rural. A proporção entre o número de homens e mulheres no Estado é equilibrada. 
O extrativismo constitui-se uma das atividades econômicas mais importantes, também conhecidocomo "terra das palmeiras". Entre as espécies de palmeiras nativas existentes no Estado, as mais significativas do ponto de vista econômico, são o babaçu e a carnaúba. Mas também são importantes localmente o buriti, a juçara e a bacaba. Na composição da economia do Estado também se destacam as atividades agropecuárias e as indústrias de transformação de alumínio e alumina, alimentícia emadeireira. Entre os principais produtos agrícolas cultivados encontram-se a mandioca, o arroz, o milho, a soja e o feijão. A pecuária desenvolvida no Estado do Maranhão incluí, cabeças de gado bovino; suínos;  caprinos; eqüinos e aves. Existem ainda reservas de calcário, que corresponderam a uma produção de 330,7 mil toneladas no Estado.

Babaçu - Palmeira oleaginosa (Orbignya martiana) de grande valorindustrial e comercial, o babaçu é encontrado em extensas formações naturais nos Estados do Maranhão e Piauí, responsáveis por mais de 90% da produção do País. Uma das mais valiosas palmeiras do Brasil, o babaçu chega a alcançar 20 metros de altura e possui um conjunto de folhas longas, com mais de seis metros de comprimento. Os frutos têm a forma de amêndoas e podem chegar a 15 cm de diâmetro emsua parte mais larga. Do babaçu se extrai a matéria-prima utilizada na fabricação de margarinas, banha de coco, sabões e cosméticos. O resíduo da extração, chamado "torta de babaçu", é útil como forragem para o gado. O broto fornece palmito de boa qualidade e o fruto, enquanto verde, serve aos seringueiros para defumar a borracha. Ao amadurecerem, suas partes externas são utilizadas comoalimentos. O caule se emprega em construções rurais e das folhas se fazem coberturas para casas ou cestos fabricados no âmbito da indústria doméstica. Podem também ser utilizadas na fabricação de celulose e papel. Como acontece com outros tipos de palmeiras, do pedúnculo cortado pode ser extraído um líquido que, fermentado, produz bebida alcoólica muito apreciada por indígenas da região.

São Luiz - A...
tracking img