Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
_________________________________________________
DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo: interpretar informações narrativas de um texto informativo, de modo aproduzir novos textos a partir de fatos históricos.


A Colonização do Brasil

A colonização do Brasil aconteceu por volta do século XVI, por meio da expedição de Martim Afonso de Souza.O objetivo era manter o domínio das nossas terras sobre tudo o que havia sido encontrado, para que pessoas de outros países não tomassem posse do que havia sido descoberto.
Os índiostrabalhavam como escravos, cultivavam suas próprias terras e os alimentos extraídos eram usados para abastecer o mercado europeu. Também eram obrigados a derrubar árvores de pau-brasil, cortá-las em toras ecarregar os navios portugueses, que levavam a madeira.
O pau-brasil, uma madeira muito avermelhada, era usado para fazer tintura de tecidos, o que lhe dava grande valor comercial naEuropa. Por isso era muito explorado.
Na primeira expedição, Martim Afonso de Souza trouxe aproximadamente quatrocentas pessoas, a fim de explorar e garantir para os portugueses as riquezas donosso país. Nessas viagens, os portugueses trouxeram animais domésticos, sementes e mudas de cana-de-açúcar, ferramentas agrícolas e armas.
Em razão da beleza da madeira e sua grandeutilidade, os franceses também passaram a visitar o Brasil, com o intuito de explorar a madeira e obter altos lucros para seu país. Com isso, os portugueses foram implantando as feitorias para garantir que aexploração de determinadas terras ficassem apenas sob o domínio de Portugal. Um das primeiras feitorias foi a da baía de Guanabara, onde conseguiram manter a rota dos produtos, não permitindo quefossem desviados.
No dia 22 de janeiro de 1.532, Martim Afonso de Souza fundou ainda a ilha de São Vicente, em São Paulo, deixando ali uma de suas feitorias.
A disputa pela...
tracking img