Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA
Após tentativas de cortar o cordão umbilical entre a colônia e a metrópole, o Brasil só teve êxito em 1822, com a proclamação da Independência. Manifestações como a Inconfidência Mineira(1789), tentaram estabelecer um estado livre da opressão que Portugal impunha a colônia. D. João VI desenvolveu o Rio de Janeiro com a criação do Banco do Brasil, a Imprensa Nacional, além de darliberdade ao comércio.
O rei trouxe consigo sua frota, que se tornou o primeiro corpo de fuzileiros navais do Brasil. A liberdade industrial chegou junto com a corte portuguesa. O príncipe-regenteproibiu a manufatura dos recursos naturais: ouro, prata, seda, lã, algodão e etc. A colônia começou a se estruturar com as novas medidas do governo português.
Em 1815, o Brasil deixa de ser colônia e éelevado a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Ganhou uma nova capital (Rio de Janeiro), substituiu-se Salvador, e as capitanias foram divididas em províncias. O então príncipe-regente se tornouo rei D. João VI. A decisão de tornar a colônia em reino foi tomada no Congresso de Viena.
O Brasil se tornou império após a proclamação Independência, em 1822. A Família Real foi embora em 1821;porém, D. Pedro I decidiu ficar. No dia 7 de setembro de 1822, às margens serenas do rio Ipiranga, deu-se o grito oficial: “Independência ou morte”. Essa data foi a oficial. O Primeiro Reinado começou eperdurou até 1831.
Depois de batalhas travadas contra tropas portuguesas que ainda estavam por aqui, a independência foi consumada. Dois anos após, em 1824, houve a materialização da primeiraConstituição Imperial: Constituição Brasileira de 1824.
Em Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, os líderes políticos, em conjunto com o imperador, decidiram criar leis contraos abusos vindos de todas as partes: sociedade, monarca e políticos. A Carta Magna do Brasil foi baseada nas constituições norte-americana e francesa. E a independência do Brasil foi reconhecida por...
tracking img