Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTHUR BRITO LACERDA

TRABALHO DE PESQUISA

ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL BIA RIBEIRO
MANAUS – AM
2012
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL BIA RIBEIRO
Prof.(a) BENNIA CARRESTO

BURACO NA CAMADA DE OZONIO

Trabalho apresentado pelo aluno Arthur Brito Lacerda 5º Ano do Ensino Fundamental com obtenção de nota para todas as disciplinas.

INTRODUÇÃO

Tema do nosso trabalho, “O Buraco do Ozono” e,alerta-nos para os riscos da poluição atmosférica causada pela atividade humana cujas consequências para o meio ambiente resultarão em grandes catástrofes por interferirem no equilíbrio dos ecossistemas.
O ar é fundamental para sobrevivência da Humanidade. No entanto, sem qualquer cuidado, o Homem tem poluído a atmosfera, alterando a sua composição, libertando para o meio ambiente substânciasprejudiciais aos seres vivos.
Entre a enorme diversidade de poluentes existem os clorofluorocarbonetos que são os responsáveis pela destruição da camada de ozono.
O nosso trabalho pretende explicar a relação entre estes poluentes e o aparecimento do buraco do ozono (que não é um verdadeiro buraco, mas uma rarefacção na camada de ozono que envolve a Terra), referindo igualmente algumas das gravesconsequências que essa relação poderá acarretar ao nosso planeta.
Atualmente, estamos perante um dos mais sérios desafios ambientais que a Humanidade enfrenta, daí que, é urgente que o Homem reflita e pare de agredir o ambiente, sobpena de condenar a sua sobrevivência neste planeta azul.

O QUE É A CAMADA DE OZONO E ONDE SE SITUA?
A camada de ozono faz parte da estratosfera, camada da atmosferaque tem início a cerca de 10 km do solo e estende-se até aos 50 km de altitude e, tal como o nome indica, na camada de ozono verifica-se uma densa concentração de ozono (O3).
 
Esquema das camadas da atmosfera.
 O ozono é um gás benéfico quando se localiza na estratosfera, composto por três moléculas de oxigénio (O2). A sua temperatura varia de -52ºC até -3ºC com a altitude e este aumento datemperatura deve-se à absorção de radiações ultravioleta (UV) pelas moléculas de ozono, visto a função de o ozono ser, precisamente, filtrar estas radiações.
Os raios UV produzem fluorescência em algumas substâncias, o que permite detecta-los. São emitidos pelo Sol e outras estrelas e absorvidos em grande parte pela camada de ozono. As lâmpadas de vapor de mercúrio e certos lasers também os emitem esão absorvidos, por exemplo, pelo vidro. Os raios ultravioletas possuem diversas aplicações, nomeadamente, a sua ação fotoquímica que permite a assimilação do cálcio e a formação de agentes vitamínicos, como a vitamina D que combate o raquitismo. Provocam também, o bronzeamento da pele, se absorvidos com moderação, caso contrário, podem originar queimaduras graves (insolação) e cancro da pele. Sãoainda utilizados no tratamento da água destinada ao abastecimento público.
A camada de ozono absorve uma parte importante das radiações ultravioleta que atingem a Terra e é, como tal, essencial à manutenção da vida.
No entanto, tem-se verificado uma preocupante diminuição desta camada: o valor normal da espessura da camada de ozono seria de 300 unidades Dobson mas, atualmente, esses valoresatingem as 220 unidades Dobson e há regiões com valores inferiores a 100.  
Estas alterações na camada de ozono devem-se à existência de substâncias que a poluem. 
OS POLUENTES DA CAMADA DE OZONO
Os poluentes são agentes que, em determinada concentração, afetam o meio ambiente.
Os poluentes da camada de ozono são os CFC (clorofluorocarbonetos) que, devido à sua composição química, reagemfacilmente com o ozono provocando a destruição da camada do ozono.
Os CFC foram inventados por Thomas Midgley, em 1930 e correspondem aos hidrocarbonetos em que o hidrogénio (H2) foi substituído por cloro (Cl) e flúor (F), sendo utilizados como agentes de refrigeração dos frigoríficos, nos sprays domésticos e nas indústrias do isolamento térmico e da electrónica.
 
Sprays domésticos que contêm CFC....
tracking img