Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está no topo hierárquico daorganização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.

Em muitos casos de centralização a visão restrita dos altos executivos sobredeterminados departamentos, isso pode sobrecarregar com uma carga insuportável de problemas, esses problemas flutuam ate que eles são obrigados a tomar decisões sobre assuntos quenem sempre conhecem. Uma solução para reverter esse problema e descentralização assim estaria resolvendo essa situação nos níveis mais baixos hierárquicos.

O tema centralização edescentralização e melhor encarado com uma incerteza que em determinada organização as vezes pode funcionar melhor em alguns setores a função centralizada e em outros adescentralizada.

Exemplo de centralização: “Um estudo de como a General Motors estava gastando mais de 10 milhões de dólares em luvas de trabalho, mostrou que para um tipo comum das mesmas,as luvas de lona de punho costurado, 10 divisões da GM compraram de forma independente , 843.000 dúzias para uso em 106 localidades dos EUA, gastando $4,6 milhões de dólares naaquisição das mesmas, e pagando sete preços diferente em 95 fornecedores. Após a formação de um grupo de aquisição eles compraram a mesma quantidade de pares de luvas, maisconseguirão um desconte no valor de 12%, em relação ao ano anterior”.

Exemplo de descentralização: Varias divisões precisam comprar equipamento sob encomenda, elas precisam estarinteressadas em todas as fazes do projeto do fornecedor e na fabricação do equipamento. O pessoal da divisão pode ter melhor informação porque está mais perto problema do que da equipe.
tracking img