Historia e o tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas),por exemplo:
*Calendário Judaico (Hebreus)
*Calendário Cristão (Nascimento de Cristo)*Calendário Islâmico (Maomé)
*Calendário Maia
Ou seja Para organizar melhor o tempo os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida do tempo, tais como a hora, dia,mês, ano e o século. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador.









repercutindo em uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais, uma data, organizados em umalonga e infinita linha numérica. Os acontecimentos, identificados pelas datas, assumem a idéia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa. A seqüenciação dosacontecimentos sugere ainda que toda a humanidade seguiu ou deveria seguir o mesmo percurso, criando assim a idéia de povos “atrasados” e “civilizados” e ainda limitando as ações humanas a uma ordemevolutiva, representando o tempo presente um estágio mais avançado da história da humanidade.
O tempo histórico pode ser dimensionado diferentemente, considerado em toda sua complexidade, cuja dimensãoo aluno apreende paulatinamente. O tempo pode ser apreendido a partir de vivências pessoais, pela intuição, como no caso do tempo biológico (crescimento, envelhecimento) e do tempo psicológicointerno dos indivíduos (idéia de sucessão, de mudança). E precisa ser compreendido, também, como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos, como no caso do tempo cronológico eastronômico (sucessão de dias e noites, de meses e séculos).
O tempo histórico compreendido nessa complexidade utiliza o tempo institucionalizado (tempo cronológico), mas também o transforma à sua maneira. Istoé, utiliza o calendário, que possibilita especificar o lugar dos momentos históricos na sucessão do tempo, mas procura trabalhar também com a idéia de diferentes níveis e ritmos de durações...
tracking img