Historia e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nesta produção de aprendizagem um dos maiores objetivos é descrevermos sobre a história da tecnologia e como os recursos tecnológicos podem ser usados para a melhoria da nossa educação e da avaliação dos alunos, como era a nossa educação e como hoje está, sabendo que a realidade escolar é uma tarefa de rotina, que estamos sempre lutando para a melhoria do processo educativo.
NestaPA justificamos o aproveitamento em nossa formação para aperfeiçoarmos o conhecimento sobre a história da tecnologia a educação brasileira, sua evolução e o que nós docentes podemos fazer para melhorar, sendo que a cada dia estamos aprendendo coisas novas, nos livros, num debate com os alunos, no rádio, na TV, na internet tudo isso só tem a contribuir para a nossa formação.
A metodologiaaplicada neste estudo utilizou de fontes de dados secundários, através de livros de diversos autores e de internet, buscando a respeito dos processos e recursos educacionais na prática pedagógica.
Foram utilizados ainda, como instrumentos paralelos, consulta a uma instituição escolar, troca de idéias com diretores e supervisores da escola, e toda a fonte que pudesse fornecer dados a respeito do temaproposto.
Estaremos apresentando os conteúdos abaixo relacionados:
- Conceito de tecnologia e tecnologias da informação e comunicação (TIC’s);
- A história da tecnologia;
- Como os recursos tecnológicos existentes em uma escola podem ser utilizados para melhorar a educação;
- Quais são os recursos tecnológicos existentes em uma escola (qual foi visitada) como são usados na praticapedagógica e como a escola usa estes recursos na avaliação;

Para a revista Veja on-line tecnologia é: (http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2007/p_046.html, acesso em 07/04/2009)

"Tudo aquilo que criamos: literatura, pintura, música, bibliotecas, as leis, e assim por diante. Os milhares de letras de um código de computador e os milhares de letras de uma obra de Shakespeare são ambas asformas de tecnologia"
Tecnologia indica componente, coisas complexas. Celular, internet, telefones, computadores, substâncias químicas e chips de silício. Quando esse mundo de coisas começou a surgir, séculos atrás, encaramos o fenômeno como uma revolução material, embora todas as mudanças que trazia fossem, na verdade, causadas pelo desenvolvimento da capacidade de utilizar a energia de formaorientada.
Essas coisas perderam recentemente parte de sua massa. Começamos a enxergá-los como ação. Hoje, o termo tecnologia sugere softwares, engenharia genética, realidade virtual, banda larga, formas de vigilância e inteligência artificial. A tecnologia tornou-se uma eficácia, é uma expressão,uma ação percebemos a tecnologia como um tudo. Tudo o que nossa inteligência produz pode ser avaliadocomo tecnologia.
A melhoria proporcionada por ela nem sempre é evidente e perceptível. Todo ditado pode ser subvertido. Nesse sentido, toda tecnologia pode ser vítima de abusos. Também todo o recurso que a tecnologia oferece traz também novas dificuldades. Devemos observar que, a tecnologia aumenta as nossas possibilidades de opções. De um modo geral, uma tecnologia oferece as pessoas outromodo de refletir sobre algo, ela contribui em tudo.
Toda a ferramenta, material ou mídia suplementar que inventamos oferece uma nova maneira de expressar nossos sentimentos. No momento que novas maneiras de expressar a condição humana são mencionadas, melhora-se o indivíduo que podem localizar seu espaço privilegiado no mundo globalizado.
A tecnologia torna as pessoas mais perfeitas, e oferece aela novas oportunidades. Oportunidade de localizar novas idéias e novos pensamentos. Oportunidade de ser diferente de criar, expandir algo. As oportunidades são insuficientes para produzir a prosperidade se isoladas
A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos tecnológicos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses...
tracking img