Historia e origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E ORIGEM DA CONTABILIDADE

Não se tem fatos concretos, mas se tem relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios, quando um escribaegípcio chegou a contabilizar os negócios efetuados pelo governo de seu pais. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinadamercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente, ou seja, não necessitou da intuição ou da fé para existir. Com Leonardo Fibonacci e depois omonge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escola inglesa (FrancisBacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulação científica e concebeu o Empírico como um critério determinante do que seria ciência ou não.
Mas a contabilidade só foi reconhecidacomo ciência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com os registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar algumaconfusão entre a ciência contábil e a escrituração de fatos patrimoniais.
No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicose também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazendanas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal. 
Hoje, as funções docontabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para as empresas terem informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para...
tracking img