Historia e geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Disciplina: Projeto multidisciplinar III.

Curso: Pedagogia

Professora: Maria Clodilde Bastos

Tutor presencial: Márcia Indicatti







Grupo de alunas: Nilva do Nascimento Santos RA:4188266929

Samandra Maciel RA:4108194508





Pólo de Caxias do Sul











Avaliação sobre projetoProjeto é um resultado que já existia na imaginação do trabalhador, por isso é uma característica do ser humano. É continuamente modificável; um projeto de educação requer pratica coletiva e a ousadia de inventar e produzir nosso próprio caminho. Nesse movimento, ser humano e mundo se constrói histórica e reciprocamente, portanto, nada está acabado; tudo está em movimento e em construção.


Oprojeto pedagógico de uma instituição universitária, construído na vertente histórico-social, é o instrumento necessário para se evitar a alienação e fragmentação dos sujeitos envolvidos nessa construção-docentes, alunos e servidores-e do curso universitário onde estão atuando.


Representa a proposta da instituição universitária em relação ao que ela pretende, em relação as suas funções.Deve ser pensado por todos que participam da instituição: professores, alunos e servidores. No entanto, a sociedade brasileira ainda é seletiva e excludente; o que reflete na instituição, que muitas vezes não permite a participação de alunos e comunidade.


Todos os profissionais envolvidos no trabalho educativo formal, em instituições escolares têm autonomia para pensar-querer-fazer umaproposta pedagógica para sua instituição ou curso, durante um espaço de tempo;


Retomando as reflexões iniciais, sendo o ser humano o único capaz de idealizar e projetar (sonhar) uma ação futura, ele também é capaz de construir uma seqüência de ações – planejar - para esse projeto acontecer;


A sistematização do planejamento participativo na área da educação é resultado de um processo queaborda várias dimensões: desde a proposta global da instituição até a proposta de docência em sala de aula.





Planejamento de Ensino-Aprendizagem





É processo continuo de pensar-quer-fazer a educação em dado momento e contexto humano-social.


Envolve a ação-reflexão-ação sobre o ensinar-e-aprender.


Aborda varias dimensões; formação profissional e ser humano que sedeseja; a do conhecimento produzido em construção coletiva e socializado (plano de ensino) e a concretização das dimensões anteriores em sala de aula, na relação professor aluno (plano de aula); entre essas dimensões, a articulação garante a “mão-dupla” de planejar, realizar, avaliar e replanejar.


É importante considerar que a transformação efetiva da realidade ocorre pela ação que, sempropostas idealizadas, sem planejamento, é vazia de sentido, não tem efetividade. Nos sistemas autoritários e burocráticos recheados de formalismos e hierarquia, cuja visão de educação não é construir e socializar conhecimentos para o bem comum, mas, produzir e manter o “status”, os docentes correm o risco de ser apenas executores de algo distante de sua realidade pessoal, social e futuramente,profissional.


* As ações educativas se concebem nas modalidades flexíveis, estruturadas, com uma metodologia de caráter reflexivo e os conteúdos devem partir do contexto social específico


* Conjunto de práticas educativas contínuas, que visam mudança de atitudes e comportamentos nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras do ser humano;


* Mesmo com a formação continuada oprofissional deve continuar buscando se aprimorar no âmbito do seu trabalho;


* Visão dicotômica entre teoria e prática;


* A ação orientada pela teoria será sempre um fator de mudanças;


* O saber docente não é formado apenas da prática;


* Dimensões a serem observadas durante o processo de aprendizagem e prática da teoria: criatividade, criticidade;


* O termo...
tracking img