Historia e evolucao do tenis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No âmbito da disciplina PAFD (Práticas e Atividades Físicas e Desportivas), estamos a elaborar um trabalho sobre a História do Ténis, a História em Portugal, sua evolução, evolução dosequipamentos, Regras e Gestos Técnicos e somos os alunos André Ferreira e Fábio Fonseca do Curso Profissional Técnico de Apoio a Gestão Desportiva da escola Secundária Leal da Câmara.
Os principaisobjetivos são dar a conhecer a modalidade às pessoas e explicar alguns dos seus conceitos e aplicar todos os conhecimentos/competências adquiridas na disciplina de PAFD.
Com este trabalho pretendemosque as pessoas conheçam toda a história e evolução da modalidade e um dia mais se pretenderem jogar saberem todas as suas bases.

História do Ténis

Julga-se que os antigos jogos de bola,praticados pelos egípcios, gregos e romanos, foram os percursores do ténis. No entanto, há quem afirme que o ténis deriva de um jogo romano o «harpastum» que foi adaptado sob o nome de «paume», em virtude dea bola ser batida com a palma da mão contra um muro ou frontão, erguido num extremo de um campo rectangular, delimitado lateralmente. Este jogo difundiu-se por outras regiões da França, no século XII.Naquela expansão introduziram-lhe algumas alterações, retiraram o muro e colocaram uma corda a meio de um rectângulo com 80 metros de comprimentos por 14 de largura, sendo jogado com formaçõesvariáveis, não podendo, contudo, exceder os 6 jogadores de cada lado. Era jogado normalmente nas grandes avenidas das cidades, para mais tarde ser jogado em recinto fechado circundado de paredes com 7mts de altura mínimo e tendo a meio uma rede de 0.92 mts de altura e 1.20mts nos extremos.

A bola naqueles jogos era constituída por cortiça forrada de flanela com o peso de 18 gr.

Como no ténis,a equipa que primeiro cometia 4 faltas perdia o jogo, contando-se: por 15 o primeiro ponto; 30 o segundo; 40 o terceiro e jogo o quarto. Se as equipas chegassem a 40 igual, então o jogo decidia-se...
tracking img