Historia e desenvolvimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA
RELAÇÕES SOCIAIS
Neste tópico, percebemos questões básicas da necessidade de um indivíduo, essencial para sua satisfação. A tensão que existe entre o desejo do indivíduo e o que a sociedade tem para oferecer, formam questões cientificas e filosóficas. A pessoa é questionada se age por impulso ou pressão e dependendo de sua escolha, não se importa ao quea sociedade pensa ou age de acordo com o grupo ao seu redor. Na maioria das vezes, isso traz circunstâncias sociais. As questões que envolvem relações entre um grupo de pessoas na vida coletiva, gera o objeto de estudo da Sociologia.
TEORIAS SOCIOLÓGICAS (SÉCULO XIX EUROPA)
Diversas situações onde as causas não são encontradas na natureza ou na vontade individual, a sociologia volta-se o tempointeiro para as dificuldades enfrentadas por uma pessoa no convívio de uma sociedade.
OBJETO DA SOCIOLOGIA: A RELAÇÃO INDIVIDUO E SOCIEDADE
Os cientistas sociais tentavam explicar ações da motivação de cada um, podendo ser usadas em ações coletivas para classificar o comportamento de diferentes grupos. O conceito de individuo atual veio da modernidade da burguesia europeia. O individualismo foimarca de sua expressão na época, impondo que a pessoa é independente e não está sujeito às influências da sociedade que faz parte. Emprega visão mecanicista da filosofia e da ciência. Pensavam que a matéria era tudo. O mundo material era a maquina que movia as engrenagens das vidas humanas junto ao cosmos. Fenômenos mais complexos eram entendidos reduzindo os componentes básicos da situação einvestigando os mecanismos que faziam interagir aos fatos.
A Sociologia:
Nasceu na Europa capitalista. Foi a reação contra a individualidade por parte da teoria da econômica liberal da época, com ação coletiva e social. O homem passou a ser visto inserido na sociedade e nos grupos sociais, no ponto de vista sociológico.
Sociologia x CONFLITOS ENTRE CLASSES SOCIAIS
A crise econômica durante arevolução industrial afetou diretamente inúmeras classes sociais. Estudiosos se voltaram para o entendimento desses conflitos, pois sua compreensão era para que os conflitos não atingissem o novo sistema econômico implantado na Europa na época.
SAINT-SIMON (1760-1825): Percursor da Sociologia Moderna. O seu tema “sistema industrial‘’. Acreditava principalmente no pensamento econômico burguês quedominaria a politica da nobreza, almejando eliminar a ordenação social que vinha do feudalismo. Dentro do sistema industrial o fundamento era baseado na explicação da razão cientifica. Não importava onde você nascia para trabalhar na indústria, onde era ressaltado a competência do funcionário e suas habilidades, eram subdivididos em capacidades e qualificações. No momento isso era inédito para omundo, transformar de uma forma organizada e sem conflitos, colhendo frutos dos resultados obtidos pelo avanço da produção, satisfazendo quase que todos de suas necessidades materiais e espirituais. No comando a elite intelectual que direcionava as responsabilidades aos cientistas e industrial para criar condições satisfatórias de trabalho às classes, com normas de comportamento, remuneração adequadapara diminuir conflitos nas classes promovendo paz e progresso. Porém a continuidade da miséria na classe trabalhadora levou à visão socialista. Saint-Simon determinou o peso da sociologia clássica, a positivista. Ele afirmava que pessoas e seres vivos não eram simplesmente uma aglomeração, mas sim uma sociedade tipo maquina organizada para o avanço do conjunto. A reunião de indivíduos constituíaum verdadeiro ser, independente do vigor e funções que lhes confiavam.
AUGUSTO COMTE: O PENSAMENTO POSITIVISTA E AS RELAÇÕES SOCIAIS
O confronto entre a antiga ordem feudal e a nova ordem capitalista era fundado na indústria e na ciência. Comte acreditava que a Europa vivia em meio a um caos após a revolução francesa e industrial gerado pela desagregação moral e intelectual da sociedade....
tracking img