Historia e Característica de Goiás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 110 (27331 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PANORAMA GEOGRÁFICO DO CENTRO-OESTE

Área total
1.612.077,2 km².
População (2000)
11.616.742 habitantes
Dens. demográfica 2000
7,20 hab/km².
Cidades Hab/2000
Brasília (2.043.169);
Goiânia (1.090.737);
Campo Grande (662.534);
Cuiabá (483.044);
Ap. Goiânia-GO (335.849);
Anápolis-GO (287.666).

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO CENTRO-OESTE.

Relevo ou topografia - A regiãoCentro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias duranteparte do ano.
Clima - O clima da região é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão.
Vegetação - A vegetação é de cerrado nos planaltos e é variada no Pantanal, por ser uma área de encontro de domínios.
Solo - o solo é do tipo latossolo predominantemente, sendo de boa fertilidade em contraste com a aridez do nordeste goiano.
Recursos minerais - Os recursos minerais mais importantessão calcário (em Goiás e Mato Grosso), água mineral, cobre, amianto (no norte goiano), níquel e ferro-nióbio (em Goiás). O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, muito utilizado na indústria automobilística.
Meio ambiente - No início da década de 90, restavam apenas 20% (vinte por cento) da vegetação original dos cerrados. Em Goiás, as práticas ambientais agressivas adotadas pelaagropecuária, esgotam os mananciais e destroem o solo. No nordeste de Goiás e Mato Grosso, há constante desertificação, ocasionada pelo desmatamento sem controle. Entre 1998 e 2000 (três anos), quase 900 mil hectares de floresta são derrubados.
Evolução econômica - A economia da região, baseou-se inicialmente, da exploração de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substituídas pela pecuária. Atransferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.
A economia do Centro-Oeste, cresce em um ritmo semelhante ao do país. Isso faz com que a região tenha, desde 1991, uma participação de 7,2% no PIB brasileiro, segundo o IPEA (acima de US$ 40 bilhões em 1999).
A agroindústria é osetor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.
As indústrias são principalmente do setor de alimentose de produtos como adubos, fertilizantes e rações, além de frigoríficos e abatedouros. As maiores reservas de manganês do país estão localizadas no maciço do Urucum, no Pantanal. Devido ao difícil acesso ao local, tais reservas ainda são pouco exploradas.
O turismo vem se desenvolvendo rapidamente no Centro-Oeste, atraindo visitantes de várias partes do mundo, desempenhando importante papeleconômico. A região mais conhecida é o Pantanal Mato-Grossense. Trata-se da maior bacia inundável do mundo, com vegetação variada e fauna muito rica. Outros pontos de interesse são as chapadas, como a dos Guimarães, em Mato Grosso, e a dos Veadeiros, em Goiás. No sudeste goiano, a atração é o Parque Nacional das Emas. Há ainda Brasília, fundada em 1960 e caracterizada pela moderna arquitetura e que hojeé uma das maiores cidades brasileiras - "Patrôminio da Humanidade".
As cidades históricas goianas de Pirenópolis e Goiás (ex-capital do estado de Goiás), preservam casários e igrejas do período colonial, com mais de 200 anos, possuindo boa rede hoteleira.
Urbanização - A região Centro-Oeste vive intenso  processo de urbanização, caracterizando-se como a segunda região mais urbana do país....
tracking img