Historia rocknacional

425 palavras 2 páginas
Rock Nacional
O rock brasileiro é um estilo musical derivado do rock inglês e do rock estadunidense, que teve início nos anos 50 e 60. E teve o seu auge na década 80.

Origem
O rock chegou ao Brasil graças ao cinema e o rei do rock (Elvis Presley), começou no brasil através de orquestras de baile e cantores populares (Betinho e Seu Conjunto, Nora Ney e Cauby Peixoto). O rock androll tomou conta dos rádios, televisões e produziu ídolos como Sérgio Murillo, Tony e Celly Campello. Depois começou a fase instrumental com sons de guitarra que foi influencia do rock internacional.

Anos 60:
O movimento Jovem Guarda, liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, envolveu a maioria da juventude, com programas de televisão, shows ao vivo e inúmeros discos. Em 1966, surgiram Os Mutantes: Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, com seu deboche e som inovador. Em 1967, a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gilfaria as canções "Alegria, Alegria" e "Domingo no Parque", apresentadas no III Festival da Rede Record.

Anos 70:
Os anos 70 foram marcados pelas bandas e intérpretes "made in Brazil", que afirmaram definitivamente a identidade do rock nacional, compondo e cantando em português e, também, ampliando o domínio da técnica, dos equipamentos e dos estúdios.
O grande destaque desta década é o surgimento de Raul Seixas que, depois de liderar o grupo Raulzito e Os Panteras, em meados dos anos sessenta, e produzir inúmeros artistas para a CBS, entre eles Jerry Adriani, transformou-se no maior roqueiro do Brasil.

Anos 80:
Nos anos 80, o rock brasileiro se firma no mercado.
A lista das bandas nacionais que mais se destacaram nos anos 80:
Blitz, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Cabine C, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, João Penca e os Miquinhos Amestrados, Capital Inicial, Plebe Rude, Finis Africae, Biquini Cavadão, Lobão e os

Relacionados