Historia_resumo do cap 23

961 palavras 4 páginas
A partir da década de 1870, o reinado de Pedro II passou por uma série de crises, acabou com o fim da monarquia no país. Nesse período foram travadas importantes batalhas visando ao fim da escravidão.
Conflitos internacionais no segundo reinado
Importantes conflitos marcaram as relações internacionais do Brasil durante o segundo reinado. Entre eles, destacaram-se:
Questão Christie;
Questão Platina;
Guerra do Paraguai.

Questão Christie
Ligada ao rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e Inglaterra.
Com o desenvolvimento do capitalismo industrial, a Inglaterra, tinha grande interesse em acabar com a escravidão. Porque, além de possíveis considerações humanitárias, os escravos não podiam participar do mercado consumidor capitalista, pois não recebiam salario.
Para reconhecer a independência do Brasil, o governo inglês firmou um tratado com o governo brasileiro, para por fim ao tráfico negreiro. Algum tempo depois os ingleses conseguiram a aprovação de uma lei que declarava livre todos os negros trazidos para o país a partir daquela data.
Como essa lei também não foi cumprida, o governo britânico resolveu fazer ele mesmo as leis:
Bill Aberdeen: autoriza a marinha inglesa a prender navios negreiros, mesmo em aguas territoriais brasileiras.
Para por fim a essa pressão inglesa, Eusébio de Queirós, conseguiu a promulgação da lei que recebeu seu nome, proibindo o tráfico de negros e expulsando os traficantes.
O governo Britânico ainda não estava totalmente satisfeito. Assim, diplomatas britânicos no rio de janeiro passaram a exigir o cumprimento da lei, queriam que todos os negros importados ilegalmente desde aquela data fossem libertados. Nessa época William Christie, passou a denunciar o descumprimento dessa lei sempre que descobria um caso.
Questão platina
Desde a época colonial, o Brasil tinha interesse na região platina, durante o segundo reinado as preocupações da diplomacia brasileira concentravam-se nos seguintes objetivos:

Relacionados