Historia, progresso e analfabetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA,PROGRESSO E ANALFABETISMO.
Uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuaçãoeficaz em seu grupo e sociedade, permitindo, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade.
O graveproblema do analfabetismo no mundo continua sendo um dos grandes temas prioritários a solucionar logo, a alfabetização é um dos fatores chave para resolver um dos problemas mais urgentes da sociedade,que éa realização plena do ser humano que só se dá através da educação e, promovê-la é fundamental para o desenvolvimento das nações. Assim sendo, a mesma é uma ferramenta extremamente útil paracombater a pobreza e a desigualdade, elevar os níveis de saúde e bem estar social, criar as bases para um desenvolvimento econômico sustentável e a manutenção de uma democracia duradoura. A luta parareduzir o analfabetismo é antiga e sua supressão não tem sido possível. Há tempos, a educação é considerada um dos maiores privilégios dos quais o ser humano pode gozar.
Nota-se a dificuldadeque uma sociedade analfabeta pode enfrentar no filme Narradores de Javé, que conta a história dos moradores do povoado Vale de Javé e o drama vivido pelos mesmos com a chegada do progresso iniciada coma construção de uma usina hidrelétrica que mexe com a rotina dos habitantes de um pequeno vilarejo no interior do Nordeste. Ameaçado de desaparecer sob as águas da usina, o povo de Javé se mobilizapara que seja transformado em patrimônio da humanidade e se livrar da destruição, a única chance dos moradores é provar que a localidade possui um valor histórico culturalmente a ser preservado.Episódio que leva a necessidade de registrar por escrito os fatos, até então narrados de boca a boca pelos moradores, porém, só são considerados fatos históricos aquilo que possui registros escritos com...
tracking img