Historia nintendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Nintendo

A Nintendo Company Ltd. foi criada em Setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho japonês chamado Hanafuda. Em 1950, Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com os personagens da empresa norte-americana.

Por volta da década de 1970, a Nintendo começou a perdermercado para empresas de jogos eletrônicos que começaram a surgir, como a Bandai e a Atari. Em resposta, a empresa japonesa produziu pequenos aparelhos eletrônicos chamados Game & Watch, os primeiros videojogos portáteis LCD com microprocessador. Após isso, o criador Gunpei Yokoi começou a criar fliperamas durante o período de 1970 a 1980. No entanto, esses fliperamas da Nintendo não foramutilizados nos Estados Unidos. Foi então que Shigeru Miyamoto, um designer que trabalhava para a empresa desde 1977, foi chamado para criar um jogo que utilizasse gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Sem possuir muita experiência no ramo, Miyamoto resolveu criar Donkey Kong, um game sobre um encanador chamado Jumpman (homem que pula), o qual tinha que salvar sua namorada (Pauline) de um gorilamalvado. O jogo fez um tremendo sucesso em 1981 e revelou dois dos grandes personagens da Nintendo, o gorila Donkey Kong e o encanador Mario que acabou se tornando o mascote da empresa. Pauline, posteriormente se torna a Princesa Peach. Depois, foram criados outros arcades de sucesso, como Donkey Kong Jr. e Mario Bros. Em 1983, a Nintendo lançou o Famicon (Family Computer) no Japão e, dois anos depois,o videogame foi lançado nos EUA com o nome de NES (Nintendo Entertainment System). O aparelho foi considerado como o grande salvador do mercado de games que havia entrado em colapso na época, vendendo cerca de 60 milhões de unidades no mundo. Com jogos maravilhosos, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, a Nintendo se consagrou símbolo da geração. Uma curiosidade é que as pessoasdaquela época não utilizavam o termo “console”, preferindo chamar esses tipos de aparelhos simplesmente de “Nintendo”.

Em 1989, a empresa japonesa lançou seu primeiro portátil, o Game Boy. Em meados de 1990, a primeira grande concorrente surgiu: a Sega e seu Mega Drive. Foi então que a Nintendo lançou o Super NES em 1991 e as duas empresas, daí em diante, brigaram muito pelo domínio do mercadodos consoles. Mas o Mega Drive não conseguiu manter sua força por muito tempo, pois a dona de Mario criara grandes games, como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy. No ano de 1995, foi anunciado o Nintendo 64 e, a Sony, que começou a disputar também pelo mercado, criou o PlayStation. Como o consoleda nova concorrente utilizava CDs ao invés de cartuchos (como o 64, por exemplo), muitos fabricantes abandonaram a Nintendo e foram trabalhar com a Sony. O Playstation então superou o Nintendo 64, que ficou em segundo lugar no ranking dos melhores consoles da época, à frente do sucessor do Mega Drive, o Sega Saturn. Mas isso não quis dizer que a Nintendo criou jogos ruins, muito pelo contrário.Games como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Majora’s Mask, Super Mario 64, Paper Mario, Super Smash Bros e muitos outros fizeram grande sucesso na época.
Em 1996, a empresa japonesa lançou o Game Boy Pocket, versão menor do original. Com ele surgiu uma das séries de maior sucesso no mundo, Pokémon, trazendo lucros absurdos para a empresa. Dois anos depois, surgiu o sucessor do Pocket, o GameBoy Color, trazendo cores aos jogos de bolso. Em 2001, com a entrada da Microsoft para o mercado de games com seu Xbox, e a criação do Playstation 2, da Sony, a Nintendo trouxe o Game Cube, sucessor do Nintendo 64, para a briga dos consoles. O “Cubo”, como foi apelidado pelos brasileiros, iniciou um dos piores momentos para a história da empresa. A Nintendo abandonou a idéia dos cartuchos e...
tracking img