Historia natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração
Economia


Alunos: Anderson Oliveira, Cristian Oliveira, Graciele Weber










NATURA




















Caxias do Sul
2012
ANDERSON OLIVEIRA, CRISTIAN OLIVEIRA, GRACIELE WEBER










NATURA





Relatório da Atividade Pratica Supervisionada apresentado a Faculdade da SerraGaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Administração para aprovação na disciplina de Economia.



















Henry Paulo Dias





Caxias do Sul
2012
SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
• 2.0














































1 INTRODUÇÃO







A Natura (Indústria eComércio de Cosméticos Natura S/A) é líder no setor de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal no Brasil e se destaca como uma das companhias do segmento que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, combinando ciência e conhecimento tradicional para desenvolver tecnologias a partir de ativos da biodiversidade brasileira, ao mesmo tempo em que promove o uso sustentável dos recursosnaturais. A empresa possui um comportamento empresarial bastante diferenciado das demais; ela busca criar um valor em geral trazendo resultados integrados na dimensão econômica, social e ambiental, acredita – se que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade. Ao longo do trabalho, pretende – se mostrar o histórico, como ela trabalha quais os métodos que eladispõe para se diferenciar no mercado deste segmento de ampla concorrência.




























2.0 A História da Natura




A Natura teve sua fundação em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Antonio Luiz Seabra. A empresa era movida por duas ações principais, conceituada por eles como suas duaspaixões fundamentais: a cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. Em 1974, a empresa adotou o modelo de venda direta para a distribuição dos produtos. Essa decisão se baseou na crença da importância das relações e foi determinante para o crescimento da empresa.
Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao ladode Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa. Durante a década de 1980, a receita bruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, a Natura foi uma das pioneiras empresas a introduzir cosméticos com refil no mercado, permitindo economia de custo para oconsumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência ecológica. Em 1994, iniciaram uma expansão pela América Latina. Também nessa época, começaram a participar ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, lançaram, em parceria com a Fundação Abrinq, o Programa Crer para Ver, com o objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolaspúblicas de todo o país. Em 1998 foram reconhecidos como a Empresa do Ano pela Revista Exame e auxiliaram na fundação do Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.


Em 1999, a Natura voltou a inovar e adotou o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de pesquisa e desenvolvimento; esse avanço foi de grande importância para, em 2000, lançar alinha Natura Ekos, com fragrâncias e produtos desenvolvidos a partir de ativos obtidos de plantas da flora brasileira. Criaram o Conselho de Administração em 1998, o Comitê de Auditoria e Administração de Riscos em 1999 e o Comitê de Recursos Humanos em 2001, com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para os colaboradores e administrar a remuneração dos executivos.

Em 2001...
tracking img