Historia municipio de simoes filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DE SIMÕES FILHO

O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pela herança colonialista portuguesa. Sua história se inicia com o cultivo dacana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII.Posteriormente, com a devastação das matas apareceram os Engenhos de Bois de Moenda. O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usinade Engenho Novo.
A emancipação do distrito de Água Comprida se deu através de esforços de um grupo de moradores que por volta de 1960 reuniam-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares,para tratar dos problemas comunitários.Antes pertencente ao município de Salvador, o distrito foi emancipado em 07 de novembro de 1961 através da Lei Estadual n.º 1538, passando ser denominado de SimõesFilho.

SIGNIFICADO DO NOME
Em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho que havia exercido os mandatos de deputado Estadual e Federal, Ministro da Aviação e da Educação, além de ter sidocandidato a governador da Bahia e Senador da República.Aniversário da Cidade

CARACTERÍSTICAS
No contexto econômico, podemos considerar o Centro Industrial de Aratu – CIA e o Complexo Petroquímico deCamaçari – COPEC como sendo os dois marcos mais importantes para a economia local. A atividade agropecuária, com baixa representatividade, também se faz presente no município, destacando-se o cultivo debanana, coco-da-baía, cacau (amêndoa), manga, goiaba, laranja e pimenta do reino e a criação de bovinos, suínos e ovinos.

BRASÃO
Símbolo da nossa identidade , o Brasão das Armas do Município deSimões Filho, foi criado em 13 de Maio de 1963, época em que tínhamos Cícero Simões como prefeito municipal e Amphilóphio Bandeira Carvalho como seu Secretário, pela Lei n°1 de 13 de maio de 1933 e éconstituído por:
a) Escudo de prata, em leão rompante, de preto lampassado e armado de vermelho, gojetado de ouro, segurando na dextra uma espada flamejante.
b) Insígnias: Municipais, coroa mural...
tracking img