Historia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
| |ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS |
| |Curso de Pedagogia|




MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h


[pic]



UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA


Φ Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dosMetais?
Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os portentosos animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foramformados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza.

Diferente da Era Paleolítica

Para obter boas condições de vida, o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homemneolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

Apesar de indícios científicos apontarem para a Era Paleolítica o surgimento do comércio, foi na EraNeolítica que ele teve melhor aplicação. O homem neolítico cria o dinheiro, que era representado inicialmente por sementes de cores diferentes, para facilitar a troca de mercadorias, muitas vezes cerâmica, armamentos com pedras talhadas, objetos de pederneira e minério. Também data da Era Neolítica a criação do primeiro barco.

Outro importante avanço é a domesticação dos animais, o quepossibilitou maior proximidade deles com o homem (como acontece com o cão) e trouxe mais variações alimentícias, como a criação de gados, cabras e porcos.

As vestimentas também sofreram alterações do homem paleolítico; devido ao frio intenso da Era Glacial, o homem paleolítico se cobria com pele de animal, enquanto o neolítico passou a fabricar as primeiras roupas com lã, algodão e linho para facilitar nalocomoção e trazer mais conforto em relação ao clima mais ameno.

A Era Neolítica é considerada o último período pré-histórico. Antes de seu fim, ocorreu a Idade dos Metais, que consolidou a importância do bronze na fabricação de armamentos manuais. O surgimento da escrita e a criação do Estado nas primeiras civilizações da Antiguidade marcou o fim da Era Neolítica.



2. Analise acontribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.
A sociedade Egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus vivo na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importânciana sociedade. Essas categorias sociais eram sustentadas pelos impostos pagos pelos camponeses artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida. A economia egípcia - Baseava-se principalmente na agricultura que era realizada, principalmente,...
tracking img