Historia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assimilação
A assimilação é a solução definitiva e mais ou menos pacífica do conflito social. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou gruposantagônicos tornam-se semelhantes. Difere de acomodação porque implica transformações internas nos indivíduos ou grupos, sendo estas geralmente inconscientes einvoluntárias. Tais modificações internas envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e de agir.
A assimilação se dá por mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para secompletar. É um processo longo e complexo.
O exemplo típico de assimilação é o imigrante. Ele, que a principio se acomodou nos novos pais, vai aos poucos sem perceber,deixando-se envolver pelos costumes, símbolos, tradições e língua da nova pátria.
No Brasil, tivemos vários casos de assimilação, entre os quais o dos alemães em santaCatarina e o dos italianos em são Paulo. No inicio esses imigrantes falavam sua própria língua e conservavam seus valores e costumes. Ao preserva essa características, cadagrupo se constituía em uma espécie de corpo estranho na sociedade brasileira.
Apenas quando as características marcantes da cultura de origem se atenuaram ou desfizeram –sendo substituídas pelos hábitos e costumes locais – os imigrantes puderam ser assimilados pela nossa sociedade. Com o tempo, eles se desfizeram de sua identidade cultural epassaram a observar os sentimentos e valores da nova cultura, tornando-se parte integrante de sociedade adotada.
Concluindo, o aspecto importante da assimilação é queimplica uma transformação da personalidade. O processo de assimilação atinge áreas profundas e extensas da personalidade, determinado novas formas de pensar, sentir e agir.
tracking img