Historia economica do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Incorporação do Rio Grande do Sul Estabelecimento da Pecuária

A extremidade meridional que que constitui o Brasil entrará para a historica administrativa e politica da colônia no final do sec XVII. Antes disso era um territorio muito disputado entre espanhois e portugueses e nao tinha outra forma de ocupar a nao ser a militar. No final do séc. XVII as fronteiras meridionais do Brasil seconservavam como desconhecidas, indecisas, descuidadas, umas local que nao tinha interesse, por isso ninguem fixou, ai se tornou local de possessoes dos espanhois e portugueses. Mas logo depois o rei de Portugual preocupado com suas colonias tratou de fixar-lhe as fronteiras.
Um grande vacuo separava as duas , todo o território a leste do rio Paraná, permanecia de-serto e inocupado, embora fossepercorrido intermitentemente, desde princípios do séc. XVII, pelas bandeiras paulistas preadoras de índios.
Em 1680, uma expedição parti-da do Rio de Janeiro vai plantar a bandeira portuguesa e com ela uma forte guarnição militar e nessa mesma data foi fundada tambem a famosa Colônia do sacramento, hoje é uma cidade uruguaia, onde foi causa de muitas disputas entre portugueses e espanhois, depoisbrasileiros e argentinos. Os portugueses acabarão ficando sem a colônia, mas a localização do conflito permitiu que eles ocupassem o territorio que fica no norte, que se incorpora no Brasil. Além das tropas destacadas para a defesa, uma corrente de povoadores oriunda de São Paulo se irá estabelecendo no terri-tório que hoje forma o Rio Grande do Sul.
A base econômica da colonização doExtremo-Sul era a pecuária, onde, os grandes campos tinham uma vegetação herbosa que os favorecia, assim o gado multiplicava-se muito rapido e o que a pricipio parecia abandonado foi muito bom, que nem em outras regioes foi tão bom quanto na região da Colônia.
A agricultura somente se estabeleceu em pequenos setores próximos do litoral, nesses pontos foi tentado um sistema de colonização, para quemostrasse nitidamente conjuntos de colonização no Brasil. Como nao eram regioes aptas a produção foi-se obrigado a fazer povoamento, assim recorreram a pessoas pobres, e esses que aceitavam iriam conceder vantagens. O custo de transporte era o Estado que pagava, foram auxiliados por um determinado tempo por varias coisas, tais essas como (instrumentos agrários, sementes, animais de trabalho etc).
Aolongo do tempo a pecuária se firma e organiza solida-mente, prosperando com rapidez.
O principal negocio foi aprodução de couros, a carne era desprezada pois eram muitas cabeças de gado, e nem a população nem o mercado de Santa catarina davam conta, abatiam o gado , tiravam o couro e o resto era abandonado. No fim do século XVIII o couro se torna a maior parte de exportação da capitania.
Temos aindustria de lacticínios, era exportado no final séc. XVI-II o queijo que logo é substituído pela importação, ao ontrario de outros paises aqui se produzia a manteiga, e quanto aos demais produtos do boi temos o couro, os chifres e as unhas, mais o sebo tambem foi muito importante, foi empregado na industruia colonia para produzir graxa para navios e para a produção de sabão. Nao só o boi, mais ocarneiro tambem entrou para a produção, nao coma carne porque nao se consome carne de carneiro na Colônia, mais sim por causa da lã, para fazer ponchos, que serviam de roupas para os peões e classe baixa da população.


Súmula Geral Econômica no Fim da Era Colonial

A era colonial termina propriamente para o Brasil em 1808, embora a separação oficial foi 14 anos depois. Foi naquelaprimeira data que se transfere para a colônia o governo português tornando o Brasil autônomo, e as consequências do fato na sua economia são desde logo consideráveis.
A colonização ocupava uma pequena parte do territorio que politicamente constituia o pais. Era muita terra pra poucas pessoas, assim havia dispersão do territorio, deixando grandes vacuos.
Havia a maior povoação na faixa costeira; e...
tracking img