Historia dos moveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMAECO - Arte, Meio Ambiente e Ecologia
Blog e Arte, Design, Gestão Ambiental e Ecologia.
História do Design de Móveis

Idéia rudimentar de móvel
A utilização de móveis implica uma existência sedentária. A ideia rudimentar de mobiliário pode ser observada nas ruínas de Skara Brae.

No local, vivia uma comunidade de caçadores e pescadores, no período Neolítico. As ruínas nos dão uma ideiade como os antigos habitantes começaram a estrutura suas casas, utilizando placas de pedras como prateleiras e pedras empilhadas para criar a mobília.

EGITO
 
•A primeira sociedade a utilizar móveis, da qual temos notícia, é o Egito. A tradição de preservar os mortos e seus pertences possibilitou a descoberta de vários móveis em tumbas como a da Rainha Hetepheres e a do jovemfaraó Tutankhamon.

Os egípcios já utilizavam grande parte dos modelos  de mobiliário conhecidos atualmente, como bancos, cadeiras, camas e mesas. Os móveis egípcios sofreram poucas modificações em cerca de 3.000 anos de história. A mobília egípcia divide-se em móveis cerimoniais, associados à representação de poder, com uso de simbolismos, como por exemplo, o trono. E a mobília utilitária, como as camas, bancospequenos e apoios para cabeça.
•Os tronos e cadeiras cerimoniais eram revestidos de ouro e prata, enquanto a mobília utilitária possuía poucas decorações e os modelos mais simples permaneciam com a coloração natural da madeira.
•Os móveis egípcios apresentam características distintas, como o costume de decorar os pés da cama e o emprego dos pés com forma de patas de animais. Esse costume teveorigem remota na utilização de ossos de animais na confecção de pernas dos móveis.
No Egito, os artesãos já conheciam sistemas de encaixes para madeira; usavam cavilhas e tinham habilidade na construção e no acabamento de móveis de madeira. A decoração era feita com pedras preciosas, ouro, prata, ébano, marfim, vidro e cerâmica. 

GRÉCIA

 
Existem poucos registros sobre o mobiliário grego; asinformações conhecidas são de vasos e relevos. O móvel grego é adaptado às dimensões humanas; influência da cultura humanista e do desenvolvimento das artes gregas. 

As cadeiras são divididas em modelos de honra, usados em cerimoniais ao ar livre, como o kline, e uso comum, como a cadeira klismos, voltada ao universo feminino. O mobiliário grego possui proporções mais harmônicas, com assentosmais baixos e dimensões menores do que os modelos egípcios.

Os gregos também usavam mesas pequenas, para fazer as refeições e apoiar objetos. Os pertences eram pendurados nas paredes ou guardados em arcas e armários.

 ROMA
O mobiliário romano é derivado do móvel grego, mas distingue-se pela suntuosidade e pelo emprego de materiais nobres, como o bronze e o mármore. Os móveis romanos possuemgrande variedade de tipos, divididos entre o uso comum e o uso cerimonial.

Os romanos desenvolveram alguns modelos, como a cadeira semi-circular e as mesas pequenas com três pés, usadas para refeições. O vocabulário decorativo do mobiliário inclui oscarcaterísticos pés com forma de patas de leão e também cariátides e outras figuras mitológicas que ornamentam as pernas de mesas.

Entre osmóveis de assento, o lectus era um dos mais importantes, presente na maioria das casas romanas. Suas funções eram variadas: descanso, fazer refeições, conversar. Utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimônias e banquetes. Confeccionado em madeira, tinha uma cabeceira ornamentada com motivos decorativos em bronze, que servia como apoio para o braço quando se estivesse recostado. 

Jáa cattedra era uma cadeira com encosto, geralmente usada pelas mulheres e idosos.Estemodelo é adotado posteriormente no período medieval, no espaço religioso.
Outro móvel de assento utilizado pelos romanos era a sella curulle, um modelo sem encosto, derivado dos bancos, com dimensões generosas.
Outros modelos de móvel de assento são representativos da suntuosidade e da solidez dos móveis...
tracking img