Historia dos mapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DOS MAPAS – CARTOGRAFIA: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO



INTRODUÇÃO

Os mapas estão em todos os lugares. Eles são encontrados nos mais variados temas, e tipos sendo utilizados além da localização, mas também para fins militares, administrativos, comerciais por exemplo. Portanto, eles nos ajudam a compreender melhor o mundo.
Para obter uma representaçãotopográfica da superfície da Terra, problemas científicos complexos tinham que ser resolvidos. Nesse sentido, em todas as sociedades humanas os mapas serviram para analisar o mundo, mas nem todas as civilizações usaram do mesmo modo, uma vez que cada sociedade tinha um “conceito de universo”. Ao longo deste relatório, irei apontar os fatos históricos relacionando-os com a evolução cartográfica até os diasatuais expostos no documentário “A História dos Mapas” disponível pela TV Escola do Ministério da Educação do Governo Brasileiro.

UM INTERESSE MUITO ANTIGO

O Homem sempre buscou maneiras, desde os primórdios de sua existência, para registrar sua passagem por diferentes lugares a fim de delimitar seu território. Nesse contexto, os mapas foram à primeira forma de expressão utilizada,surgindo antes que a escrita.
As primeiras tentativas de representar o que hoje chamamos espaço geográfico ocorreram há muito tempo. Diferentes povos procuraram expressar a ideia de Universo das mais variadas formas.
Com a formação das primeiras civilizações, os mapas foram adquirindo cada vez mais importância, pois passavam a representar todo um conhecimento sobre determinada região,transmitindo além de um valor simbólico, o poder e o domínio de determinados grupos.
A mais antiga representação plana da superfície da Terra de que se tem notícia foi gravada em um bloco de argila e representava a região da Mesopotâmia, atual Iraque, no Oriente Médio. Essa representação teria sido produzida pelos Babilônicos, por volta de 2500 a.C.
Contudo, foi durante o PeríodoClássico com os gregos, que foram introduzidos as primeiras noções de matemática e cosmografia nas representações da Terra. O desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes aliado com as expedições militares e de navegação dos gregos, impulsionaram novos métodos científicos capazes de representar a superfície terrestre. Seus principais representantes foram Aristóteles (384 a.C. – 322a.C.), Hecateu de Mileto (século VI a.C.), Eratóstenes (275 – 194 a.C) e Ptolomeu (90 – 168 d.C). Destaca-se nesse período Eratóstenes, responsável pelo cálculo da circunferência da Terra e Ptolomeu, considerado o autor do primeiro “Atlas Universal” por meio da anexação de conhecimentos de viajantes e navegadores, e pelos cálculos de latitude e longitude - esta última o maior problema para aconfecção dos mapas até a projeção de Mercator - o que só ocorreria 14 séculos depois.
Todavia, durante a Idade Média (século V ao XV), os ensinamentos dos gregos ficaram no esquecimento, ou seja, a Cartografia sofreu uma fase de estagnação, em que todos os avanços e conquistas científicas realizadas anteriormente, foram substituídos por uma representação simbólica de cunho religioso. Nestecontexto, a Igreja Católica adaptou os conhecimentos geográficos aos ensinamentos bíblicos, transferindo a cartografia para um período menos científico. Os mapas gregorianos, assim chamados nesse período, eram divididos em 3 partes imaginárias, tendo Jerusalém como centro do mundo, relacionando com os preceitos religiosos.

AS GRANDES NAVEGAÇÕES

A partir do século XV, tem início o período das”Grandes Navegações”, que foi marcado pela expansão marítima dos países da Europa, motivados pelo desenvolvimento do comércio com as Índias. Foi durante esse período que a Cartografia ressurge como meio de garantir a segurança dos viajantes e de representações das novas descobertas.
Algumas invenções contribuíram para o desenvolvimento dessas viagens, como a bússola, o astrolábio, as...
tracking img