Historia dos computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Começamos por introduzir que computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Nopassado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação.

“ÁBACO” AS PRIMEIRAS MÁQUINAS DE CALCULAR

A história do computador, ao contrário do que muitos podem imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras egravetos, já não eram suficientes para fazer cálculos...
Então foi criado, há aproximadamente 5.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia.
Cerca de 200 a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura rectangular deCalculadora Pascalina madeira com varetasparalelas e pedras deslizantes.

DESENVOLVIMENTO

Geração dos Computadores
1º GERAÇÃO
1951/1959 – Os computadores da primeira geração eram caracterizados pelo seguinte:
* Circuitos eletrônicos e válvulas
* Uso restrito
* Precisava ser reprogramado a cada tarefa
* Grande consumo de energia
* Problemas devido à muito aquecimento
As válvulas foram utilizadas emcomputadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

2º GERAÇÃO

1959/1965 - Os computadores da segunda geração eram caracterizados pelo seguinte:
* Início douso comercial
* Tamanho gigantesco
* Capacidade de processamento muito pequena
* Uso de transistores em substituição às válvulas
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos(milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.

3º GERAÇÃO
1965/1975 - Os computadores da terceira geração eram caracterizados pelo seguinte:

* Surgem os circuitos integrados
* Diminuição do tamanho
* Maior capacidade de processamento
* Início da utilização dos computadores pessoais
Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação detransistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menorcusto. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.

4º GERAÇÃO
1975/1990 - Os computadores da Quarta geração eram caracterizados pelo seguinte:

* Surgem os softwares integrados
* Processadores de Texto
* Planilhas Eletrônicas
* Gerenciadores de Banco de Dados
* Gráficos
* Gerenciadores de Comunicação
Em 1975/77, ocorreram avançossignificativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale...
tracking img