Historia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gilcimar

Kelly Patrícia

Reinaldo

História do Trabalho

Atibaia / 2011

Trabalho

A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é, desse modo, o esforço realizado, etambém a capacidade de reflexão, criação e coordenação.

Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx. Para esse autor, o trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos animais e move a História.

A História do trabalho


* O surgimento do trabalho

* O trabalho na Pré-História

Período Paleolítico:Nesta época o ser humano vivia da caça de animais da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos
e pedras. Os bens de produçãoeram de uso e propriedade coletivas.

Período Mesolítico:

Neste período houveram grandes passos para o desenvolvimento e a sobrevivência como o domínio do fogo para iluminar, cozinhar e aquecer.Houve também o desenvolvimento da agricultura e a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de cuidar dos filhos e da habitação.

Período Neolítico:

Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Um avanço importante foi o desenvolvimento dametalurgia, criando objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados. Os homens puderam caçar e produzir com mais rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessários para períodos de seca e inundação. Com mais alimento as comunidades aumentaram e a divisão do trabalho aumentou ainda mais dando origem ao trabalhador especializado.

* Odesenvolvimento do trabalhado

* O trabalho na Idade Média

Foi na baixa Idade Média que ocorreu o Renascimento Comercial, impulsionado pelas inovações técnicas na agricultura e pelo crescimento populacional, ligado a esses fatores está o renascimento urbano (as cidades passaram a ser um centro de atividades artesanais e comerciais). Os últimos séculos medievais caracterizaram a dissolução dosistema feudal e a formação do sistema capitalista.
Nesse processo de mudanças o trabalho de estrutura familiar prevalece. O espaço temporal é condicionado pela luz solar, ao nascer do sol inicia-se a jornada de trabalho que só termina ao crepúsculo. O espaço físico é o espaço do lar e dos arredores da casa. Como o sapateiro que produzia os sapatos em casa com ajuda da família, pois não havia umafábrica de sapatos ou um lugar destinado a essa fabricação. O trabalho feminino e infantil estão presentes nessa sociedade para auxiliar na economia familiar.
Com o comércio e o crescimento urbano se destacando no final da Idade Média, o mercado torna-se espaço de trocas e comércio e assume importância no contexto das mudanças do trabalho. A utilidade do mercado e de sua praça, onde ocorriam astrocas acontece após a cidade assumir o papel de centro aglutinador de pesssoas e produtos, frutos do trabalho de agricultores e artesãos. Assim, a cidade vai ser cada vez mais o espaço do trabalho, rompendo as fronteiras do espaço temporal do dia e o espaço físico dos lares e a estrutura feudal rui.

* O transformação do trabalho

* O Sistema Capitalista

A ruína do sistema feudalcede vez ao surgimento do sistema capitalista, começando um período em que Reis assumirão o poder.
A produção em larga escala vai caracterizar a revolução capitalista e a transformação dos produtos em mercadoria.
Os trabalhadores passam a vender sua força de trabalho em troca de um pagamento. O uso de relógios permite a contagem da quantidade de trabalho. O espaço físico é a fábrica que...
tracking img