Historia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do trabalho:
1- O homem primitivo:
A história do trabalho é tão antiga quanto à do homem, em alguns momentos elas se confundem. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra trabalho deriva do latim, tripalium, instrumento de tortura, derivando do adjetivo tripális, que significa sustentado por três estacas ou mourões. O termo tripaliare, influenciou vários idiomas, entre eles o portuguêstrabalhar, o francês travailler, o espanhol trabajar e o italiano traballare.
No passado homem trabalhava apenas para ele mesmo, não plantava, mas colhia os recursos que a terra pudesse lhe oferecer, ao esgotar esses recursos ele migrava para outras regiões. Com a sua evolução o homem percebe que ao manipular alguns materiais como pedras, pedaços de madeira, ele seria capaz e caçar.
A caçaexige muito mais esforço, planejamento e dedicação. O homem caçador tornou-se, desde aquela época, escravo de seu trabalho. Somente quando trabalhava bem conseguia alimentar-se e dar de comer à sua prole. O trabalho passou a ser uma obrigação que deveria ser feita todos os dias.
Há mais de 12 mil anos, na pré-história do período neolítico surgiu a agricultura surgiu basicamente a partir de duasobservações. A primeira era de que ao colocar alguns grãos na terra, esses seriam semeados, cresceriam e dariam origem a muitas outras na plantas. Isso permitiu que nossa maior riqueza na época, o alimento, se multiplicasse.
A segunda Observação refere-se ao fato do homem constatar que em alguns períodos era mais difícil caçar, agricultura possibilitou ao homem se estabelecer em uma região.
Atéesse momento da história o trabalho tinha um único propósito: sobrevivência. Caso ele nos proporcionasse subsistência estava cumprido seu papel. Surge timidamente o comércio que se inicia pelo processo de troca direta. Concentrava-se principalmente em cidades que eram pontos de passagem de peregrinações religiosas.
Ele foi a primeira manifestação institucionalizada de vontades mais elaboradas. Hácerca de 3000 anos, o homem começou a não se contentar apenas em alimentar-se ele desejava sabores diferentes e sensações inéditas
Surgem nessa época os artesões que introduziram na sociedade a troca do trabalho pela utilidade de seus produtos. Os seus afazeres eram realizados em oficinas construídas nas casas dos próprios artesãos, utilizando poucas ferramentas, energia humana, animal ehidráulica, para criar um produto único e não padronizado.
Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais.
A partir do século XI, o artesanato ficou concentradoentão em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes vivia com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico.
Este ensinava em troca de mão-de-obra barata e fiel, recebendo ainda vestimentas, comida e conhecimento. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.

2- Oinício da Era Industrial

A industrialização começou a aparecer no chamado século das luzes, o XVIII, e essa revolução surge de uma mistura de cientificismo, racionalismo, ironia e auto-ironia. Vivíamos um momento de progressos em quase todos os campos científicos - na física, na filosofia, na biologia - e nas artes principalmente na música.
Com a Revolução Industrial os trabalhadoresperderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquino...
tracking img