Historia do telefone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Telefone

Quando queremos saber a respeito dos criadores das invenções, dizer quem foi o pai  do telefone talvez seja uma das mais fáceis conclusões. A maioria das pessoas acha que foi o escocês Alexander Graham Bell quem o criou, o que não é verdade. O Congresso Americano, em 2002, na resolução 269, reconheceu que o inventor oficial do telefone foi o italiano Antonio Meucci, que em1860 já havia descrito o aparelho em um jornal de língua italiana de Nova York com o nome de “teletrophone”.Antônio Meucci levava a vida com várias funções, uma delas era a medicina. O italiano tratava seus pacientes com um método baseado na aplicação de pequenos choques. Certa vez, Meucci havia colocado um eletrodo ligado a um fio de cobre na boca de um paciente, e quando foi ligar o aparelhoem outra sala, escutou o gemido do mesmo. Com isso, chegou à conclusão de que a voz poderia ser propagada por impulsos elétricos.Para desenvolver sua invenção, Meucci se mudou para uma cidadezinha próxima a Nova York, EUA, onde montou uma fábrica de velas; com o dinheiro que ganhou, aperfeiçoou seu invento. A novidade foi um sucesso na época, principalmente entre a colônia italiana nos EUA. Mesmoem virtude do relativo sucesso do invento, Meucci não obteve investidores capazes de apostar em sua ideia, pois muitos deles não viam utilidade em um “telégrafo que falasse”.Passando por vários problemas financeiros e de saúde, Meucci não conseguiu nem a quantia de U$250, necessária para patentear seu invento. A patente foi feita por Graham Bell, o qual levou toda a fama de criador do telefone poranos.Meucci tentou entrar na justiça diversas vezes contra Graham Bell, porém quando estava prestes a vencer toda a disputa na Suprema Corte, o italiano faleceu. Assim, Graham Bell acabou levando a fama e os milhões que a invenção o proporcionaria.
Em 1877 – há exatos 130 anos – o primeiro telefone chegava ao Brasil. Conheça aqui a trajetória do invento:
1876 - 10 de março
Em Boston ,Massachussetes, Alexander Graham Bell, nascido na Escócia, utiliza seu invento para transmitir uma mensagem ao seu auxiliar Thomas Watson: era o Telefone ! . Em maio desse ano, Alexander Graham Bell, com seu invento já patenteado, levou o telefone para a Exposição Internacional comemorativa ao Centenário da Independência Americana, na Filadélfia, colocando-o sobre uma mesa à espera do interesse dosjuízes, o que não correspondeu às expectativas. Dois meses após, D. Pedro II, Imperador do Brasil, chega em visita à Exposição. Tendo, há tempos, assistido a uma aula de Graham Bell para surdos-mudos, saudou o jovem professor. Dom Pedro II abriu caminho para a aceitação do invento. Os juízes começaram a se interessar. O Telefone foi examinado. Graham Bell estendeu um fio de um canto a outro da sala,dirigiu-se ao transmissor e colocou D. Pedro na outra extremidade. O silêncio era total. D. Pedro tinha o receptor ao ouvido quando exclamou de repente: Meu Deus, isto fala ! Menos de um ano depois, já estava organizada, em Boston, a primeira Empresa Telefônica do mundo, a Bell Telephone Company, com 800 telefones.
1901
Pe. Landell de Moura testa seus inventos e registra no Serviço de Patentes dosEstados Unidos - U.S. Patent Office, três inventos originais: "Um transmissor de ondas", um tipo especial de "telégrafos sem fios" e um modelo pioneiro de "telefone sem fios". .

Telefone 1935

Telefone 1937
O Telefone no Brasil
1879 - 15 de novembro
Surgia, no Rio de Janeiro, o primeiro telefone, construído para D. Pedro II nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company. Foiinstalado no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje, Museu Nacional. Foi autorizada a organização da Cia. Telefônica Brasileira através do Decreto Imperial nº 7.539.
1883
O Rio de Janeiro já possuía cinco estações de 1000 assinantes cada uma e, ao terminar o ano, estava pronta a primeira linha interurbana ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis.
1888 - 13 de outubro
Estava formada a...
tracking img