Historia do sindicato geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DÉCIO DOSSI
CURSO TÈC NICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

MARIANE

HISTÓRIA DO SINDICATO GERAL

Curitiba
2010

HISTÓRIA DO SINDICATO GERAL

Trabalho apresentado como Atividade Curricular, na disciplina fundamentos do trabalho, do curso de técnico de segurança do trabalho.
Orientadora Docente: Ivone Caye.

Curitiba
2010
SUMÁRIO

1 -INTRODUÇÃO.............................................................................................04
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................05
2.1 Participação das mulheres na luta dos trabalhadores e no movimento sindical...............................................................................................................08
2.2 Mulheres entram para ossindicatos............................................................09
2.3 História do movimento sindical....................................................................10
3 - CONCLUSÃO..............................................................................................12
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................131 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho compõe a disciplina de fundamentos do trabalho, que será realizada pelos acadêmicos de técnico de segurança do trabalho Janete A. F. Dobner, Mariane Alves, Patrícia Lópes, Rafael Galvane, Rafael Bueno, sob orientação direta da docente Prof Ivone Caye.
Conforme a pesquisa realizada, observou-se que na matéria publicada no jornal o Original do Sindicatodos Trabalhadores em Editoras de Livros de São Paulo em (2001) a palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça.
Corroborando com o mesmo autor acima, o sindicato está  sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinadacoletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns.
Sindicato é a associação de trabalhadores de uma determinada profissão ou de empregadores com a função de defender seus interesses trabalhistas e empresariais visando também assegurar a representação e a defesa dos seus associados administrativamente ou na justiça(SATED, 2007).
O Sindicato é a casa do trabalhador, sendo um espaço que milhares de pessoas têm interesses reunidos, como se fosse uma única família a lutar por eles. O papel do Sindicato é o de estar presente nos momentos em que tudo parece perdido, que a esperança está por um fio e que não se sabe a quem recorrer (SATED, 2007).
Frente ao exposto, o presente trabalho terá como objetivo conhecera história do sindicato geral.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme Borges (2007) desde a divisão da sociedade em classes, a história das sociedades é marcada pela luta entre explorados e exploradores. Isto ocorreu no sistema de escravidão, no feudalismo e ocorre até hoje no capitalismo. É nesse último sistema econômico, entretanto, que a luta de classes atinge a sua plenitude.
O Sindicato,objeto de nosso trabalho, mostra que com a queda do feudalismo na Europa, num longo processo iniciado a partir do século 17, a sociedade se divide claramente em duas classes. De um lado, a burguesia, dona dos meios de produção - instalações, máquinas, matérias primas etc. O termo burguesia deriva de burgos, que eram as pequenas localidades nos arredores dos feudos, onde viviam os comerciantes e osartífices - os germes dos futuros industriais. Do outro, o proletariado, desprovido de tudo, obrigado a vender a sua força de trabalho aos capitalistas (BORGES, 2007).
Segundo o mesmo autor, para cumprir o papel dos sindicatos, estes se tornam centros organizadores dos assalariados, focos de resistência à exploração capitalista. Num primeiro momento, eles vão congregar os operários das...
tracking img