Historia do rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A HISTÓRIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RH

A evolução da história da administração de recursos humanos pode ser divida em três fases, segundo Chiavenato (1997).
PRIMEIRA FASE:
É denominada Era da Industrialização Clássica (1900-1950), sendo marcada pelo movimento da administração científica, que se baseou nas experiências de Taylor e Fayol e teve como objetivo principal dar fundamentaçãocientifica às atividades administrativas. Através das experimentações feitas por Taylor, foi possível verifi-car que os trabalhadores produziam menos do que podiam, assim sendo, no de-senvolvimento da administração cientifica o trabalho foi racionalizado, ou seja, simplificaram-se os movimentos para realização das tarefas e, portanto, reduziu-se o tempo para execução das tarefas.
Nessa época, 1890 a 1930,segundo Chiavenato (1997), as atividades da Adminis-tração de Recursos Humanos, denominada de Relações Industriais, caracterizava-se pela excessiva preocupação com os custos da organização e os operários eram vistos apenas como meios de produção. Sua tarefa se restringia aos cálculos da retribuição a que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho presta-do.
Para Chiavenato (1997), aestrutura organizacional da Era da Industrialização constituía-se de formato centralizador, divisão funcional, de regras e regulamen-tos internos. Assim como as máquinas, equipamentos e capital, as pessoas tam-bém eram consideradas recursos de produção e, portanto, a administração de pessoas denominada Relações Industriais.
SEGUNDA FASE:
É denominada Era da industrialização Neoclássica(1950-1990). Foi nessa era que ocorreu a progressiva aceleração da politização da classe operária, e os sindicatos começa-ram a se agrupar em federações correspondentes a cada ramo industrial, e começaram então a surgir os conflitos entre proletariado e organização, que tinham o aspecto de conflito industrial. Esse novo panorama trouxe a necessidade de se ter um profissional capaz de gerenciar as novassituações que surgiam dentro das organizações com fruto dessas mudanças. Assim, as grandes empresas começaram a criar departamentos de Relações Industriais, surgindo com isso o conceito de Administração de Recursos Humanos, com a figura do Gerente de Relações Industriais. No entanto, o Departamento de Relações industriais continuava partindo do princípio de que as pessoas deviam ser planejadas eadministradas a partir das necessidades da organização.
Durante a década de 1980, com o progresso tecnológico  cada vez mais acentuado, começaram a difundir as novas teorias e técnicas gerenciais, como por exemplo: gestão participativa, planejamento estratégico, círculos de controle de qualidade etc., exigindo do profissional de recursos humanos novas habilidades.
TERCEIRA FASE:
É a Era daInformação (a partir de 1990) e segundo Chiavenato (1997), a globali-zação culminou em aumento da competitividade entre as organizações elas se tornaram mais expostas às mudanças ambientais e sua estrutura predominante passou a ser fundamentada não mais em órgãos, mas em equipes multifuncionais de trabalho, com atividades provisórias voltadas para as missões específicas e com objetivos definidos. Assim, orecurso mais importante passou a ser o conhecimento e a forma de saber usá-lo e aplicá-lo rentavelmente.
Dessa forma, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abor-dagem: a Gestão de Pessoas. As pessoas deixam de ser apenas recursos organiza-cionais para serem abordadas como seres inteligentes, conhecedores, habilidosos com personalidades, aspirações, etc. Na era da informação,a administração de recursos humanos assume um novo papel: não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com pessoas, os novos parceiros da organização.

2- CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS

"É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas incluindo: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e...
tracking img