Historia do pensamento geográfico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Avaliação de História do Pensamento Geográfico - 2012.2




Alunos: Márcio Henrique Rosa Alves
Leon Alcântara Fernandes
Filipe Knop Marques



Professor: Sérgio Nunes Pereira
Departamento de Geografia
Data de entrega: 19 de março de 2013







Item Nº 2: Contextualização dos autores no ambiente histórico e científico do final do séc. XIX e inicio doséc. XX











Niterói, Rio de Janeiro
18/03/2013


Ratzel


Ratzel desenvolve o seu pensamento num contexto nacional e internacional muito próprio, em que a Alemanha, liderada por Bismarck, unificava-se como Estado e assume-se como potência mundial. Filosoficamente, "a Alemanha era a síntese do primado da razão de Kant, do determinismo e materialismo histórico de Hegel edo romantismo místico e nacionalista de Herder, Fichte e Treitschke".
Durante aquele período o poder ficara nas mãos dos grandes proprietários das terras e disperso pelas várias unidades confederadas. Com a tardia adoção das novas medidas capitalistas, condicionava-se o desenvolvimento econômico, social e político da Alemanha, em contraste com os países mais desenvolvidos da época.
Foicom a vitória da Prússia sobre a Áustria, na Guerra Austro–Prussiana, que a Prússia se torna a potência hegemônica na Alemanha. A fase seguinte consistiria em fazer com que outros estados aderissem ao seu projeto de guerra contra a França por esta se opor à integração dos Estados do sul na unificação e formação do novo país. Conseguiu-o plenamente, também derrotando a França e Napoleão III. Ochanceler prussiano Bismarck iniciou, assim, o processo de unificação da Alemanha.
Com os novos ideais nacionalistas que se espalhavam por toda a Europa e com a afirmação dos Estados e dos Impérios coloniais, as características do novo Estado Alemão, ou seja, uma organização militarizada da sociedade e do Estado herdada da Prússia e um expansionismo latente, podem ser explicadas pela situação daAlemanha no contexto europeu. Isto é, o país emerge como mais uma unidade do capitalismo, só que sem a presença de colônias, como a França, Holanda, Inglaterra e Portugal, em que estes eram detentores de impérios coloniais. Desta forma, havia uma necessidade de expansionismo à medida que procedesse ao seu desenvolvimento interno.
A solução era então abrir território mediante suas fronteiras. Acrise econômica verificada em 1873, após a vitória sobre a França de Napoleão, faz nascer a ambição de procurar espaços para se expandir. O capitalismo alemão carecia de soluções práticas. Havia a necessidade de recorrer à geografia como forma de resolver o problema.
Nos finais do século XIX, a escola alemã de geopolítica tem em Friedrich Ratzel o seu grande mentor. Para analisar a filosofia deRatzel é necessário estudar o contexto histórico da época que tem por base o nacionalismo. Para Ratzel a Alemanha deve ter uma política mundial. Deve criar um Império colonial à medida das suas ambições - “para que uma potência seja mundial, convêm que esteja presente em todas as partes do universo conhecido e designadamente em todos os lugares estratégicos. Estamos no tempo do congresso deBerlim de 1885, onde as potências partilharam as colónias em África”.
Existindo a necessidade de encontrar um caminho para resolver o problema da Alemanha, Ratzel querendo responder aos líderes alemãs decepcionados com os geógrafos universais propõe-lhes uma solução. A ciência política e a geografia devem ser coadjuvantes por forma a lançar uma base sólida na procura do “espaço vital” para aAlemanha. O Espaço é a noção chave que inspira os desígnios e as políticas do Estado Alemão. “O Estado vive como um organismo vivo. Ele nasce, cresce e desenvolve-se, atinge a sua maturidade antes de envelhecer e morrer”. E tal como o ser vivo o Estado também entra em conflito para tirar melhor proveito dos recursos limitados.
No pensamento de Ratzel, o “Estado sofre as mesmas influencias que...
tracking img