Historia do microprocessador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTERDIGITUS

História do Microprocessador

Osmarina da Silva Gama
Por:


Manaus - AM
2012
Osmarina da Silva Gama










A história do microprocessador
Trabalho apresentado no Centro de Educação Profissional Interdigitus, do curso de Tec. De Enfermagem, na Disciplina de Informática, sob orientação do Professor: Thiago Maia.

Manaus – AM
2012SUMÀRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................04A HISTORIA DO MICROPROCESSADOR...........................................................................................051.História e progresso...................................................................................................................052.Linha dotempo dos microprocessadores..................................................................................................053. Principais características do processador...............................................................................................................083.1 A frenquencia dorelógio........................................................................................................................083.2 Barramento interno e externo.......................................................................................................................093.3 O conjunto de instruções do processador...............................................................................................................093.4 O cachê dememória.....................................................................................................................094. O processador por geração.......................................................................................................................10CONSIDERAÇÕESFINAIS........................................................................................................................11REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

INTRODUÇÃO
O processador é o principal componente de hardware do computador, visto que todos os programas são executados através dele. A CPU junto com os softwares forma o cérebro do computador, pois se ele parar de funcionar todo o resto para junto.
Porem esta pesquisa vai mostrar o processoevolutivo dos processadores ate os últimos modelos lançados.

HISTORIA DO MICROPROCESSADOR
1. História e progresso:
O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o “cérebro” do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários, exceptuando casos especiais de cálculo matemático intensivo, cálculos esses que são executados com o apoio de um circuito especial, oco-processador matemático.
O nome deriva de:
* Unidade, porque é um só circuito integrado;
* Central, porque é o único centro de processamento de um computador;
* Processamento, porque processa (move e calcula) dado.
O CPU processa todo o tipo de informação, seja eles texto, números, som, vídeo, fotos, gráficos, imagens gráficas de jogos, etc. Cada dia que passa, existe mais informação aprocessar, mais fontes de informação, com uma necessidade de maior rapidez. Como resposta a esta necessidade constante, os fabricantes constroem processadores mais rápidos e com maiores capacidades, memórias mais rápidas e BUS mais rápido.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demoramos alguns anos para chegar também à ideia que temos hoje de como uma CPUfunciona. Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina.
Isso estava relacionado ao fato de que cada computador era como uma plataforma diferente. Muitas vezes, existia incompatibilidade até mesmo entre modelos de um mesmo fabricante. Por incrível que pareça, isso não chegava a ser uma barreira...
tracking img