Historia do handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução 2
2. O Handebol no Mundo 3
3. O Handebol no Brasil 4
4. Handebol: Linha do Tempo 5
5. Conclusão 7
6. Referências Bibliográficas 8


1. INTRODUÇÃO

O handebol é um esporte coletivo criado na antiga Grécia e modernizado por Karl Schelenz em meados do século XIX na Alemanha. Antes o esporte eradedicado apenas às mulheres, com o tempo se modificou e atualmente é praticado por ambos os sexos.
Com sete jogadores num ambiente coberto, a prática veio para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial por volta de 1920. O esporte se popularizou no resto do país através de São Paulo, o estado precursor que deu origem a primeira federação de handebol no país.


2. O HANDEBOL NO MUNDO

Ohandebol é mais antigo do que podemos imaginar, existem relatos de um desporto semelhante na antiga Grécia conhecido como urânia e praticado com uma bola do tamanho de uma maçã.
O tempo passou e outros relatos surgiram sobre desportos parecidos pela Europa. Mas foi em meados de 1914 que Karl Schelenz, um professor de educação física, deu origem a uma nova versão para o esporte já criado. Com 11jogadores, teve as medidas igualadas ao campo de futebol e o tamanho de sua bola reduzida, para poder ser manipulada apenas com uma mão e proporcionar uma maior movimentação na prática do jogo. Além disso, o esporte que era dedicado somente às mulheres passou a ser praticado também pelos homens. Logo surgindo o handebol de campo, que rapidamente se difundiu por toda Europa.
Pelo fato de Karl ter sido umprofessor de educação física, o esporte se popularizou nas escolas pela facilidade de execução de seus movimentos básicos, onde foi possível implantar o uso da velocidade e a força no arremesso.
Em 1927 foi criada a federação internacional de handebol. Com cerca de 40 países inscritos, o handebol foi incluído nos jogos olímpicos em 1938 e teve a Alemanha como grande campeã da modalidade.
Devidoao inverno rigoroso ficou impossibilitada a prática do handebol em campo aberto, foi então que os suecos tiveram a ideia inovadora de transportar o handebol do campo para as quadras. Com o espaço de jogo reduzido, o número de jogadores caiu para 7, o que acrescentou uma velocidade espantosa ao jogo e possibilitou novas formas de atacar e defender. Então o handball halle, ou seja, o handebol desalão se tornou um esporte independente com técnica e tática própria.

3. O HANDEBOL NO BRASIL

Após a Primeira Guerra Mundial, aproximadamente 1918, os imigrantes alemães chagaram a região sul do Brasil trazendo a sua cultura e práticas recreativas, dentre elas o handebol de campo, onde os brasileiros tiveram seu primeiro contato com o esporte.
São Paulo foi o estado em que o desporto maisse enraizou. Logo após 1930, o handebol se popularizar pelo resto do país e não parou mais de crescer. Foi então que em 16 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol.
Apenas em 1954 o handebol de salão foi oficializado, através da promoção de torneios abertos pela Federação Paulista de Handebol. Devido a grande aceitação em massa, a Confederação Brasileira de Desportoscriou um departamento dedicado ao handebol, possibilitando a ampliação de campeonatos com diferentes categorias na modalidade. Porém, sua consagração nacional só veio na década de 70 com a fundação da CBHb, Confederação Brasileira de Handebol.
Sem dúvidas, a modalidade desportiva que mais se destacou nas competições escolares no país foi o handebol. Isso se deu graças aos professores de educaçãofísica que desenvolveram o trabalho minucioso e hoje é praticado por todos.


HANDEBOL: LINHA DO TEMPO

Um jogo chamado “Urânia” era jogado com a mão e utilizava uma bola do tamanho de uma maçã, foi descrito por Homero, na Grécia antiga, em "A Odisséia".

Um jogo chamado “Urânia” era jogado com a mão e utilizava uma bola do tamanho de uma maçã, foi descrito por Homero, na Grécia...
tracking img