Historia do focus group

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE HISTORIA DO FOCUS GROUP
O focus group, embora encontre as suas raízes históricas em Robert King Merton, mais precisamente no ano de 1941, é uma forma de recolha de dados que só a partir da década de 1980 se desenvolveu mais intensamente como importante estratégia de pesquisa por parte dos cientistas sociais.
Merton fazia parte de um daqueles grupos de cientistas que defendia a idéia deque as perguntas fechadas nem sempre proporcionavam respostas mais exatas, dizendo que os resultados das pesquisas podiam ser involuntariamente influenciados, por descuido ou omissão, acuando da construção de questionários, além de que o entrevistado era limitado nas suas respostas, na seqüência do controlo exercido pelo entrevistador e pelas respostas fechadas. Para responder a este problema,Merton vinha a desenvolver, desde a década de 1930, um sistema que consistia em perguntar a uma audiência de pessoas, para que descrevessem as suas respostas com o intuito destas poderem vir a conduzir a novas linhas de reflexão (Saumure, 2001). Neste sentido, Merton, a convite de Paul Lazarsfeld para o ajudar na sua tabela de respostas da audiência de programas de rádio, aplica o primeiro focus groupque teve lugar no Office of Radio Research at Columbia University em 1941, facto que o faz ser considerado, unanimemente por parte da comunidade cientifica, o “pai” do focus group.
O QUE É O FOCUS GROUP
Etimologicamente, método (méthodos) e técnica (tékhne) são dois termos de origem grega, que se apresentam indissociáveis. Se méthodos quer dizer caminho, via, rota, tékhne significa arte. Então,se método é o caminho de se chegar a um resultado, a técnica é a arte de caminhar até esse resultado.
Portanto, para escaparmos deste enlace, é de crucial importância esclarecer que o delineamento teórico do estudo que pretendermos empreender será determinante na escolha da estratégia metodológica a seguir. Se a inclinação dessa escolha recair sobre o focus group, determinaremos se este será aúnica estratégia de recolha de informação (método), ou se será um instrumento complementar na triangulação da recolha e análise de dados (técnica).O focus group, tal como em qualquer outro tipo de pesquisa de natureza qualitativa, tem por finalidade procurar o sentido e a compreensão dos complexos fenômenos sociais, onde o investigador utiliza uma estratégia indutiva de investigação, sendo oresultado amplamente descritivo. Contudo, os propósitos que o caracterizam contribuem para a sua especificidade funcionando como diretrizes para a sua escolha em determinados tipos de estudo.
O focus group, portanto, pode ser considerado como uma técnica qualitativa de recolha de dados, com a finalidade de obter respostas de grupos a textos, filmes e questões relacionadas com programas de radio. Aproposta inicial era de através de uma “entrevista focalizada” com roteiros de questões, obterem respostas de um grupo de indivíduos selecionados previamente pelos investigadores, tendo em vista um tópico de pesquisa, cujo objetivo central seria obter, através da introspecção de diferentes sujeitos, informações sobre a vida diária e sobre as formas pelas quais cada indivíduo é influenciado por outrosem situação de grupo e como ele próprio influencia o grupo. A finalidade principal dessa modalidade de pesquisa era extrair das atitudes e respostas dos participantes do grupo, sentimentos, opiniões e reações que se constituiriam num novo conhecimento.
Segundo David L. Morgan (1997), o focus group é uma técnica qualitativa que visa o controle da discussão de um grupo de pessoas, inspirada ementrevistas não diretivas. Privilegia a observação e o registro de experiências e reações dos indivíduos participantes do grupo, que não seriam possíveis de captar por outros métodos, como, por exemplo, a observação participante, as entrevistas individuais ou questionários.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FOCUS GROUP
Pesquisas de mercado; Investigação cientifica; Investigação non-profit; e, investigação-acção...
tracking img