Historia do espiritismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O espiritismo teve seu inicio em 1848, na cidade de Hydesville, Estado de Nova Iorque (Estados Unidos). Duas irmãs, Katherine e Margaretha Fox, estalavam seus dedos e tinham a impressão de que alguém repetia seus movimentos. Sem nenhuma explicação para o fenômeno ocorrido, concluíram que se tratava de um espírito que queria entrar em contato com elas.
O espiritismo como doutrina, no entanto,surgiu a partir da publicação, na França, em 1857, de O livro dos espíritos, de Allan Kardec, pseudônimo do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, após muito estudo e profundo trabalho de investigação desenvolvida por ele.
Allan Kardec foi um pedagogo, autor e tradutor de diversas obras dedicadas ao ensino. Dotado de um ótimo senso crítico e espírito investigativo, dedicou-se ao estudo defenômenos atualmente conhecidos como paranormais ou parapsíquicos.
Em seus estudos Kardec concluiu que tais fenômenos eram provocados por seres humanos que viveram na terra (mortos), e que mais tarde ele chamaria de “desencarnados”. Concluiu que estes espíritos vivem em outras dimensões, fora do alcance de nossas percepções, a que chamou de "Mundo dos Espíritos". Verificou ainda que, para que estesespíritos pudessem se manifestar e atuar sobre a matéria era necessária a presença de certas pessoas, que lhes serviam de intermediário os médiuns.
Através de seus estudos sobre manifestações conhecidas como psicografia ou escrita mediúnica, Allan Kardec dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na orientação dos espíritos. Nascia então a Doutrina Espírita.
SerEspírita
Para que uma pessoa se considere espírita, ela precisa comungar com os fundamentos que são à base da Doutrina Espírita. Desta forma, alguém que não acredite em um único destes fundamentos não poderia se considerar espírita:
1 - A existência de Deus- existência de Deus, como inteligência cósmica responsável pela criação e manutenção do universo;
2 - A imortalidade da alma - existência daalma ou espírito, envolvido pelo perispírito, que conserva a memória mesmo após a morte e assegura a identidade individual de cada pessoa;
3 - A lei de causa e efeito - lei de causa e efeito, o homem pode compreender a causa de seus sofrimentos, e de todo o mal que aflige a humanidade;
4 - A reencarnação – lei da reencarnação, pela qual todas as criaturas retornam à vida terrena e vão,sucessivamente, evoluindo no plano intelectual e moral, enquanto expiam os erros do passado;
5 - A comunicação com os espíritos
6 - A fé raciocinada
7 - A evolução do espírito
8 - A pluralidade dos mundos habitados – lei da pluralidade dos mundos, isto é, da existência de vários planos habitados, que oferecem um âmbito universal para a evolução do espírito;
9 - A moral de Jesus- lei do carma ou dacausalidade moral, pela qual se interligam as vidas sucessivas do espírito, dando-lhe destino condizente com os atos praticados.

O espiritismo acredita que almas foram todas criadas em igualdades de condições. No entanto, tomam caminhos diferentes: do bem ou do mal, em virtude da sua liberdade de arbítrio. Elas devem, mediante sucessivas encarnações, purificar-se dos pecados e das paixõesimoderadas a fim de atingir a perfeição.
Todos são responsáveis por cada um dos eventos que ocorrem em suas vidas, sejam estes eventos bons, ou aparentemente terríveis. Neste contexto, não existem vítimas. O que aparentemente não tem explicação é porque falta o alcance para compreensão da real origem de cada acontecimento.
.
|
Pela lei do carma, segundo a qual cada um, na encarnação seguinte, pagaos desvios da vida anterior, rege as reencarnações do espírito.
A purificação decorre do esforço pessoal de cada indivíduo para purificar-se dos pecados ou erros cometidos nas encarnações anteriores.
A mediunidade é também um fenômeno importantíssimo, dentro do espiritismo. É uma faculdade por meio da qual o médium (pessoa dotada de elevada capacidade de percepção extra-sensorial) manifesta...
tracking img