Historia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01- A linguagem pode ter duas funções diversas. Quais são, explique cada uma delas.
02- Explique as diferenças entre os enfoque zetéticos e dogmáticos.
V03- Comente a frase do autor: "concordamoscom Léo Leoncy quando afirma que a dogmática e a zetética dão resultados melhores quando o jurista as usa simultaneamente".
04- Explique as duas frases do autor:
a) - "...o passado não é simplesmentealgo que já passou, pois o passado do homem é parte integrante do seu ser atual".
b) - "... os resultados dos estudos históricos são facilmente deturpados quando se buscam no passado apenas asraízes do presente. O passado não é um presente imperfeito e buscar entendê-lo a partir dos conceitos atuais leva normalmente a sérias distorções".
05- A história do direito é uma disciplina zetética oudogmática. Justifique.


2 As diferenças entre zetética e dogmática está caracterizada principalmente pela perspectiva com que se tem das coisas .O enfoque zetético esta atrelado a descrever arealidade e questionar aquilo que até o momento pareceia ser real, verdadeiro, abrindo precedentes para novas discussões de velhos temas em busca de uma verdade para os tempos atuais. Já o enfoquedogmático não se preocupa com a possibilidade de novas verdades,mas sim se limita ao que já se sabe e tenta achar soluções,respostas para casos concretos.

3. A visão zetetica e dogmática não precisa seguiruma linha divergente,pois na verdadde elas se complementam E se fizéssemos A UTILIZAÇÃO RADICAL DE APENAS UMA DESSAS CORRENTES NÃO LEVERIA A UM RESULTADO EFICAZ NO MUNDO JURÍDICO.


4
A) Todaevolução histórica do ser humano e todo seu ceneário de plano de fundo devemos ao que construímos no passado, saber valorizar isso é encontrar sua identidade ,saber quem somos hoje

B) Quandotentamos entender o que acontece no passado com preceitos arraigados do presente fatalmente entararemos e conflitos pois não se pode analisar uma dada época histórica sem considerar o momento histórico...
tracking img