HISTORIA DO DIREITO WALKMER, ANTONIO CARLOS

2237 palavras 9 páginas
1. Introdução

A modernidade traz para o direito um novo olhar jurídico. A expansão colonial e marítimo-mercantilista sofreu forte influencia deste novo jeito de ver as leis e agora o ultrapassado direito romano deve ser deixado pra traz.
Durante este período, muitas coisas aconteceram no mundo, do declínio das universidades passando pela revolução positivista até chegar na reforma dos estatutos e do ensino jurídico no século XVIII e a tradição coimbrã no Brasil, foram fatores marcantes que contribuíram para esta evolução jurídica e ajudou a transformar o modo de vida em sociedade. Este trabalho tem o intuito de mostrar esses momentos históricos de forma sucinta e evidenciar sua importância para o lado ocidental do planeta, dividindo em tópicos e baseando-se na obra do renomado autor José Reinaldo de Lima Lopes, intitulada “O Direito na História” (3ª ed. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2011.) Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, que visa recuperar o conhecimento científico acumulado sobre o problema, o presente trabalho anseia levantar questões importantes, sem as quais ficaria muito mais difícil entender como se deu a nova história jurídica ocidental.

2. O declínio das universidades

A importância que o século XVI teve para a história da humanidade deve ser evidenciada neste tópico, grandes acontecimentos marcaram separações históricas na Europa. A colonização da América por europeus definiu um novo pensamento para a América. A Reforma interrompeu a ecoúmene cristã latina. A nova globalização, marcada pelo comércio marítimo internacional se concretizou e tomou diretrizes politicas. Tais acontecimentos contribuíram na formação do pensamento jurídico e jurisprudencial. O direito Romano, o mais influente na Europa continental, surgiu dentro das universidades, as mesmas que presenciaram grandes mudanças a partir do século XVI, e que deixaram de lado sua essência original.
Com a mudança de seus padrões, a

Relacionados