Historia do crea-pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CREA-PR
Criado em 11 de junho de 1934, o CREA - PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, suas ramificações, como tecnólogos, técnicos industriais, etc. O CREA / PR esta subordinada as regulamentações do CONFEA. O Conselho completa promove ações para o crescimentodo Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados. Para isso, o Conselho se faz presente nas principais cidades do Estado, por meio das Regionais de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 36 Inspetorias. A descentralização dos serviços oferecidos é um diferencial do CREA-PR para agilidade eeficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.
Em 31 de dezembro de 2010, após seis anos de tramitação legislativa e diversas audiências públicas realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo, cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR eos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UFs. Desta forma, os arquitetos e urbanistas se desligaram do CREA-PR, que passou a se chamar Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
O Conselho tem como propósito: "Resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões das Engenharias, da Agronomia, das Geociências, das Tecnológicas e Técnicas,buscando sua valorização, através da excelência na regulamentação, organização e controle destas profissões".
E a sua Política da Qualidade prevê: O fortalecimento das Entidades de Classe A busca da excelência de nossos produtos e serviços e a melhoria contínua dos processos e procedimentos Defesa dos preceitos éticos no exercício das profissões A presença e a efetiva participação de profissionaisno planejamento, execução e manutenção de obras e serviços Sermos ágeis, confiáveis e cordiais em nossos atendimentos O aprimoramento de nossos colaboradores e a adoção da meritocracia na gestão do Conselho Os princípios de agilidade, legalidade e impessoalidade nas análises e julgamentos das áreas executiva e deliberativas.
CREA-JR
Aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Arquitetura eAgronomia da realidade profissional é o objetivo do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná), com a criação do CREAjr-PR.
Criado para viabilizar a participação dos estudantes no desenvolvimento de programa que incentive os futuros profissionais à prática do exercício profissional responsável, o CREAjr-PR convoca a comunidade acadêmica a participar das discussõespertinentes à formação profissional.
Colaborar com a formação profissional, conscientizando o estudante quanto ao papel profissional junto à sociedade, incentivando-o ao exercício ético e responsável da profissão e facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional.
O CREAjr-PR é composto por estudantes devidamente matriculados e em situação regular nos cursos de nível médio esuperior das áreas relacionadas ao Sistema Confea/Crea.
A adesão é voluntária. Para participar basta acessar o link ao lado "Inscreva-se no CREAjr-PR".
A participação no CREAjr-PR não implica em honorários ou despesas.
Todos os estudantes inscritos passam automaticamente a ser considerados Membros Corporativos.
Os membros corporativos elegem entre si seus representantes, num total de até 7 vagaspor Instituição de Ensino. Estes representantes eleitos passam a ser os Membros Dirigentes.
COMISSÃO ACADÊMICA ESTADUAL - CAE:
É a instância superior e de caráter estadual do CREAjr-PR. É composta por seis representantes das Comissões Acadêmicas Regionais, um representante de cada comissão, eleito entre seus membros.
COMISSÃO ACADÊMICA REGIONAL - CAR:
São as instâncias de caráter regional...
tracking img