Historia do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Pouco De História
Nos primórdios da civilização havia mercadorias para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e valores a registrar para que pudessem ser depois utilizados. A humanidade começou cedo a calcular, surgiram as contas.
O primeiro elemento com que o homem contou para fazer seus cálculos foi o conjunto de dedos de suas mãos, daí veio a palavra digital, vindode dígito, que significa dedo. Com a evolução da humanidade novas invenções foram necessárias para auxiliar os cálculos.
Ao longo dos séculos foram construídas algumas máquinas com a função de realizarem cálculos aritméticos e outras operações inteligentes. A primeira calculadora mecânica foi criada pelo alemão Wilhelm Schickard (1592-1635) em 1623. O funcionamento da máquina era baseado em rodasdentadas e ela era capaz de efetuar adições e subtrações. A invenção de Schickard, no entanto, não foi muito difundida e caiu rapidamente no esquecimento. Posteriormente, Blaise Pascal desenvolve a “Pascoalina”, uma máquina de calcular mecânica, também baseada em rodas dentadas, com o objetivo de livrar seu pai, coletor de impostos de Rouen (França), dos fastidiosos cálculos que sua profissão lheimpunha.


Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), filósofo e matemático alemão, aperfeiçoa a máquina de Pascal, porém não chegou a se tornar um dispositivo prático. Charles-Xavier Thomas de Colmar (1785-1870) construiu, baseado no modelo de Leibniz, o aritmômetro, uma máquina finalmente operacional da qual mais de 1500 unidades foram fabricadas e vendidas em trinta anos, tendo obtido amedalha de ouro da exposição de Paris de 1855.


Figura 2 - Aritmômetro

Entre as máquinas que antecederam os modernos computadores ou processadores eletrônicos estão, principalmente, a máquina analítica projetada na primeira metade do século XIX pelo matemático e inventor britânico Charles Babbage, que foi o primeiro computador mecânico, e a máquina tabuladora do americano Herman Hollerith,que trabalhava no departamento de censo dos Estados Unidos e idealizou um sistema de tratamento de informações com o qual, mediante o uso de cartões perfurados, conseguiu aumentar de dois para duzentos o número de dados processados por minuto. Esses cartões, que receberam o nome do inventor, foram utilizados pelos computadores até 1970 como sistema de entrada e saída de dados. Da companhia fundadapor Hollerith, a Tabulating Machine Company, surgiu mais tarde a International Business Machines Corporation (IBM).


Figura 3 - Cartão Perfurado

Três décadas antes de Hollerith concretizar seu projeto, foi publicada a obra do matemático britânico George Boole, An Investigation into the Laws of Thought (1854; Investigação das leis do pensamento). Boole considerava que os processos mentais doser humano eram resultado de uma associação sucessiva de elementos simples que se podiam expressar sobre uma base de duas únicas alternativas: sim ou não. Foi essa a origem do método matemático de análise formal conhecido como álgebra de Boole. Considerado na época uma simples curiosidade, o método viria a constituir o fundamento teórico da informática moderna.

Na evolução dos equipamentos deinformática tornou-se habitual referir-se às etapas de desenvolvimento como "gerações", embora nem sempre haja acordo quanto a seu número ou quanto aos critérios utilizados em sua diferenciação. De modo geral, admite-se a existência de cinco gerações.



Primeira Geração: Válvulas De Vácuo

A primeira geração é caracterizada pelo uso de válvulas à vácuo.


Figura 4 - Foto de válvulausada na década de 40 [MORIMOTO].

1937 - ABC (Atanasoff-Berry Computer)
John Vincent Atanasoff e Clifford Berry, na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry Computer). Atasanoff fez demonstrações práticas de seu protótipo para vários cientistas, e um deles demostrou total interesse em saber todos os detalhes, era o doutor John Mauchly, que trabalhava nas Forças...
tracking img