Historia do comercio de escravos - africa antes da colonização europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A África Ocidental tinha uma história e cultura muito rica e variada antes da chegada dos europeus. Sua estrutura política era muito ampla e variada, que incluía desde reinos até cidades-estados,entre outras organizações, cada qual com suas próprias características culturais e lingüísticas. Na áfrica havia desde grandes impérios como Songhai, com estrutura política complexa e centenas demilhares de camponeses, até sistemas políticos fracos que delegavam as decisões aos acordos entre as pessoas da aldeia. Como no século 16 a Europa estava devastada pela guerra e preocupada consigo, os gruposque mantinham o poder na áfrica estavam em constante mudança.
A Arte, a Educação e a Tecnologia floresceram na África, e os africanos eram habilidosos especialmente em medicina, matemática eastronomia. Tanto quanto mercadorias simples, eles também tinham mercadorias de luxo como bronze, marfim, ouro e terracota para uso tanto local quanto comercial.
Os africanos da África Ocidental jácomercializavam com os europeus á anos através de mercadores da África do Norte. Já os primeiros europeus com contato direto com eles foram os Portugueses no século 15. Os holandeses, ingleses, franceses eescandinavos vieram depois. Eles estavam principalmente interessados em produtos de alto custo como o ouro, marfim e especiarias, particularmente a pimenta. Desde os primeiros contatos, os comercianteseuropeus seqüestravam e vendiam os africanos na Europa. Entretanto, só a partir do século 17, quando os donos das plantações começaram a necessitar de mais e mais escravos para satisfazer a crescentedemanda por açúcar na Europa é que o comércio de escravos tornou-se o principal tipo de comércio.

O EFEITO DA ESCRAVIZAÇÃO NA ÁFRICA
Provendo armas entre as mercadorias, os europeus aumentaram asguerras e a instabilidade política da áfrica ocidental. Alguns reinos, como Dahomey e Asante, cresceram poderosos e ricos; outros estados, entretanto não tiveram a mesma sorte e foram completamente...
tracking img