Historia do cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cinema
O Cinema

Índice

Introdução 3
Desenvolvimento 4
A História do Cinema 4
1º Filme 6
Cinema Mudo 7
Cinema 3D 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

I

ntrodução

Atualmente, vivemos um período de crise. As pessoas andam deprimidas, apreensivas, irritadas e pessimistas. Para combater todas estas coisas existem diversos meios de entretenimento. Entre eles, existe ocinema.
Um bom filme pode fazer-nos esquecer os problemas ou mesmo, que existe mais alguém no mundo.
Mas até termos os filmes com qualidades como as de hoje em dia, o cinema passou por muitas transformações.

Desenvolvimento

A História do Cinema

Atualmente, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas mas o cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domíniofotográfico até à síntese do movimento, utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos.
Entre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o taumatrópio, inventado entre 1820 e 1825 por William Fitton, o fenacistoscópio, inventado em 1829 por Joseph Antoine Ferdinand Plateau, o zootrópio, em 1834 por Will George Horner e o praxinoscópio, em 1877 por Emily Reynaud.
Ilustração 1 -Fenascistoscópio, de Joseph Antoine Ferdinand Plateau
Ilustração [ 1 ] - Fenascistoscópio, de Joseph Antoine Ferdinand Plateau

Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24 câmaras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de umzoopraxinoscópio pode recompor o movimento. Em 1882, Étienne-Jules Marey melhorou o aparelho de Muybridge. Em 1888, Louis Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse inadequada.

William Kennedy Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celuloide contendo uma sequência de imagens que seria a base parafotografia e projeção de imagens em movimento. Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O cinetoscópio não projetava o filme.
A partir da primeira exibição baseada na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãosLumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes, no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia é conhecido como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema.
Ilustração 2 -Cinematógrafo, dos Irmãos Lumière
Ilustração [ 2 ] - Cinematógrafo, dos Irmãos Lumière

A verdade é que com o novo século chegava também uma nova forma de entretenimento.

1º Filme

O primeiro filme alguma vez feito foi “L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”, feito pelos Irmãos Lumière numa estação de comboios de Paris e foi apresentado no salão Grand Café no dia 28 de Dezembro de 1895. O públicofugiu da sessão por achar que o comboio sairia da tela.

Ilustração 3 - Filme "L'Arrivée d'un Train à La Ciotat"
Ilustração 3 - Filme "L'Arrivée d'un Train à La Ciotat"

Os Irmãos Lumiére fizeram outros filmes como “Sortie de l’usine Lumière à Lyon”, e ainda, no mesmo ano, “The Sprinkler Sprinkled”, uma pequena comédia.
Ilustração 4 - Filme "The Sprinkler Sprinkled"
Ilustração 4 - Filme "TheSprinkler Sprinkled"



Cinema Mudo

Desde o início, inventores e produtores tentaram conciliar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais, narração e diálogos escritos, presentes entre cenas....
tracking img